Platão e a Academia, O método socrático e a matemática, o verdadeiro conhecimento, vida intelectual, a contemplação das idéias, os discursos escritos. ... Assim, a filosofia é realizada na Academia de Platão, pela oralidade, a vida comunitária regida pelos discursos e diálogos, pela educação da alma.
Na Academia, a finalidade da Educação era alcançar a sabedoria. ... Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem - e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa. No mundo atual, nem sempre se vê compatibilidade entre a virtude e o prazer.
Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.
Ou seja, a Ciência é essencialmente lógica. Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. ... Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava. Entender as causas dos diversos fenômenos é a razão de ser da maioria dos experimentos da ciência moderna.
A ciência (episteme) é entendida por Aristóteles como um conhecimento demonstrativo, isto é, um tipo de saber que pode ser expressado por um discurso (logos) dedutivo fundado em premissas necessárias. No entanto, a demonstrabilidade que caracteriza a ciência não se atribui a seus princípios.
Ciências teoréticas – sao para aristoteles aquelas que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
Verificado por especialistas. Segundo Aristóteles a ciência é classificada em 3: Ciências produtivas, ciências práticas e ciências teoréticas. Ciências produtivas são as que servem para produzir algum material/produto.
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas, as ciências práticas e as ciências teoréticas. ... Dentro das ciências práticas, estão a política e a ética-sendo a segunda englobada pela primeira.
Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. ... Química, física e biologia.
A ciência pode ser dividida em ciência básica e em ciência aplicada (quando é aplicado o conhecimento científico às necessidades humanas). ... Exemplo: biologia, química, geologia) e em ciências sociais (estudam aspectos da cultura e da sociedade, como a história, a economia e a psicologia).
Aristóteles dividiu o cosmo em duas partes. A lua, o Sol, os planetas, giravam à sua volta, em órbitas perfeitamente circulares. Para Aristóteles e para os gregos, o universo era como uma cebola. ... A primeira órbita, a que dividia as duas partes do cosmo do Aristóteles, era a órbita da lua.
Quais são os três estudos que cabem a metafísica?
Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela. ... A velocidade desse movimento era supostamente proporcional à massa do objeto.