Keftron pertence a um grupo de medicamentos denominado antibióticos. Sua substância ativa - ceftriaxona - é um antibiótico capaz de eliminar uma grande variedade de microrganismos/bactérias responsáveis por diversos tipos de infecções.
Os remédios que geralmente são indicados para o tratamento de uma infecção urinária, são os antibióticos, que devem ser sempre receitados pelo médico. Alguns exemplos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.
O tratamento é realizado, basicamente, pela ingestão de um antibiótico prescrito pelo médico de acordo com a idade da criança ou o grau da doença. Geralmente, o tratamento tem duração de dez dias e, ao final desse período, é recomendado retornar ao médico para saber se o problema desapareceu por completo.
O tratamento da infecção urinária no bebê é feito com a ingestão de xaropes antibióticos por 7, 10, 14 ou 21 dias, dependendo do microrganismo envolvido.
O sistema urinário do bebê possui uma grande concentração de três bactérias que vivem no intestino e podem causar a infecção urinária: Escherichia coli, Enterobacteriaceae sp e Enterococcus sp. A partir do primeiro ano de vida, o nível tende a se normalizar. Por isso, a forma mais frequente de contaminação é pelo cocô.
A infecção urinária em bebês pode ser causada por diversos fatores, entre eles os principais são: incontinência urinária, dificuldade para urinar, fimose (no caso de meninos), após quadros de desidratação e até mesmo em casos de refluxo urinário.