A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal. Podemos observar duas organizações corporais básicas no corpo dos cnidários: os pólipos e as medusas. Atualmente, reconhecem-se cerca de 10.
Habitat. O habitat da maioria das espécies é o ambiente marinho, poucas vivem em água doce. As esponjas são encontradas fixas no fundo do mar, em rochas, conchas e areia.
São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce. Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.
As esponjas são animais peculiares que vivem na água. Elas não possuem as partes do corpo comuns a outros animais nem conseguem se locomover, permanecendo presas a rochas ou corais subaquáticos.
As esponjas se locomovem de acordo com a correnteza, se alimentam de matérias orgânicas e protozoários em suspensão, esses alimentos entram pelos furinhos da esponja.
Resposta. Os poríferos não se locomovem. Eles são seres sésseis, sempre vivem fixos a um substrato, podem estar isolados ou em colônias.
Verificado por especialistas Elas são considerados um dos seres mais simples multicelular do ambiente aquático. Possuem papel fundamental devido ao seu meio de alimentação, que é através da filtração da água que passa através de seu corpo, retirando matéria orgânica que possa ser utilizada como alimento.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Como não possuem sistema digestório, a digestão dos poríferos acontece de forma intracelular. Se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio – cavidade interna da esponja – e saem pelo ósculo, que é uma abertura maior.
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
1.
Os poríferos ou Porífera (do latim porus, poro + phoros, portador de poros) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.