O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.
Ou seja, em alguns casos, a exposição a traumas ou estresse severo pode tornar as pessoas mais propensas a desenvolver uma paranoia. As pessoas que experimentam pensamentos paranoicos costumam estar determinados a fazer com que outras pessoas aceitem suas crenças como verdadeiras.
adjetivo Relativo à paranoia, ao distúrbio mental em que alguém pensa ou suspeita errada e obsessivamente que outra pessoa está tentando o prejudicar.
O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade.
São atributos da personalidade civil ou personalidade: nome, estado (status), domicílio, capacidade e fama.
Os direitos da personalidade são subjetivos, ou seja, oponíveis erga omnes (se aplicam a todos os homens). São aqueles direitos que a pessoa tem para defender o que é seu, como: a vida, a integridade, a liberdade, a sociabilidade, a honra, a privacidade, a autoria, a imagem e outros.
Em regra, a pessoa jurídica possui os mesmos direitos da pessoa natural, assim, ela pode contratar, adquirir por testamento e exercer ainda alguns direitos personalíssimos como a nacionalidade, o nome e, até mesmo, mutatis mutandis, a morte e a sucessão.