Resposta: Não,pelos avanço de desmatamento Principalmente na amazônia,Vários indígenas estão sendo mortos pelo garanpeiros,Principalmente pois Os garanpeiros estão invadindo vilas indigenas todos os anos.
Cabe à FUNAI promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas. A FUNAI também coordena e implementa as políticas de proteção aos povo isolados e recém-contatados.
O Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN, a partir de 1918 apenas SPI) foi criado, a 20 de junho de 1910, pelo Decreto nº 8.
Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.
Instituição criada pelo decreto nº 8.
Seu modo de atuação, formado a partir de doutrinas positivistas, incorporou técnicas missionárias tais como: distribuir presentes, vestir os índios e ensinar-lhes a tocar instrumentos musicais ocidentais.
1910
Nilo Peçanha
A Funai foi criada em 5 de dezembro de 1967 por meio da Lei nº 5.
Má gestão, falta de recursos, corrupção funcional foram alguns dos motivos que levaram à extinção do SPI em 1967, dando origem à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Araçatuba era povoada pelos temidos caingangues (cain=ser; ing=viril e ang superior a outros), índios considerados bravos que discutiam mesmo por fúteis motivos. Utilizavam como armas o tacape, que exigia força física e habilidade, além de arcos e flechas com ponta de ossos de macaco.
1. O nome da cidade vem da língua indígena e significa “terra dos araçás”, fruta silvestre comum na região. 2. Araçatuba nasceu com a construção de uma estrada de ferro Noroeste do Brasil, que partia de Bauru rumo a Mato Grosso.
No litoral, do norte até o centro (hoje região de Santos), eram os Tamoios e os Tupinambás; do centro mais para o sul eram os Tupiniquins e no extremo sul do Estado eram os Carijós. Na região do Vale do Ribeira, eram os Goianas, cujo território abrangia até a região em que hoje se situa a grande São Paulo.
Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras.
Conheça as 10 maiores tribos indígenas brasileiras
A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, hectares, representando 23% do território amazônico e 98.
Os estados com as maiores áreas de territórios indígenas
região Norte
Estado do Amazonas
O Censo aponta que em todas as regiões brasileiras há presença desses povos nativos, mas a maior concentração de terras indígenas está na Região Norte do país, na região da Amazônia Legal. A Região Centro-Oeste também apresenta uma alta concentração de terras indígenas, especialmente no estado do Mato Grosso.
Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. ... As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 724 áreas.
A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.