Afinal, qual a diferença entre “tema” e “tema delimitado” na monografia? Tema é algo mais abrangente, algo sobre o qual há muito que se abordar e analisar. Já o tema delimitado, como o próprio nome já pressupõe, é o próprio tema, entretanto delimitado.
Fixar os limites; estremar; demarcar.
Delimitar a pesquisa bibliográfica
b) delimitação do tema e formulação do problema: delimitar é indicar a abrangência do estudo, ou seja, é estabelecer os limites extensionais e conceituais do tema em questão. ... Delimitado o tema, o passo seguinte é a sua problematização. Gil (1995, p. 57-58) aponta cinco “regras” para a adequada formulação do problema.
O problema de pesquisa pode ser tomado como toda e qualquer indagação específica que faz parte da investigação do seu trabalho acadêmico. ... Por exemplo, se você irá fazer um TCC sobre “Direito do Trabalho”, é necessário que você defina quais são as questões específicas que deverá de fato investigar.
Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:
Item fundamental de um TCC, o problema de pesquisa tem a função de delimitar o tema e a pesquisa do trabalho. Apresentando assim, de forma clara, qual será a pergunta a ser respondida ou tema a ser tratado pelo seu TCC.
A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses. A ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese, e sim realizar descobertas.
Um problema de pesquisa corresponde a uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de algo que tem real importância e que, por isso, carece de solução – estando as questões práticas geralmente apresentadas, comprovadas e mostradas na contextualização.
Um problema de pesquisa é definido como uma área de preocupação que requer uma compreensão significativa de um tópico, condição, contradição ou dificuldade específica. ... Um problema de pesquisa significa encontrar respostas a perguntas ou reforçar as descobertas existentes para obter conhecimentos e resolver problemas.
Explicação: São diversos os tipos de pesquisa, mas, classificando-os por profundidade de estudo, é possível apresentar a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a pesquisa investigativa.
A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.
A metodologia investigativa auxilia o desenvolvimento do senso crítico do aluno e ajuda a construir um cidadão que irá contribuir com a sociedade em que vive, através de ideias e ações que possam melhorar a vida de todos. Neste trabalho a metodologia investigativa foi aplicada juntamente com aulas práticas.
As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema.
A metodologia é parte integrante de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também chamada de metodologia científica, seu objetivo é explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho de TCC.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte. A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.