Ocorreu por volta de 1100 a.C. em razão da invasão da Grécia pelos Dórios, os quais impuseram um violento domínio sobre a região, causando não só o fim da Civilização Micênica como também o deslocamento de populações da Grécia continental (jônios, eólios) para as ilhas do mar Egeu e para o litoral da Ásia menor, ...
O genos constituía a primitiva unidade econômica, social política e religiosa dos gregos. Todo o grupo vivia sob a autoridade do pater (patriarca) que, ao morrer, era sucedido pelo primogênito, e assim sucessivamente.
As comunidades gentílicas consistiam em um unidade primitiva social econômica e religiosa dos gregos. ... Os trabalhos neste tipo de sociedade eram coletivos, e ali se preservava a igualdade social , não havendo diferenças econômicas, apenas tradicionais.
O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.
Da mesma forma que ocorreu na primeira diáspora grega, ou seja, a fundação de diversas colônias, no período homérico esse fator também é propulsionado com a dispersão de diversos povos, dando origem a importantes cidades-estado como Bizâncio, Marselha, Nápoles, Siracusa, dentre outras.
O período clássico é aquele que ocorreu entre os séculos VI e IV a.C., ou seja, inicia-se com a emergência da democracia ateniense e tem seu marco final na conquista da Grécia pelo Império Macedônio de Felipe II. ... Certamente as democracias modernas em muito se diferem da democracia ateniense.
O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.
No classicismo, que vigorou a época do Renascimento Cultural ( séculos XIV a XVI ) a característa mais marcante foi a influência do pensamento humanista,sen do o Homem o centro do Universo, então conhecido. Houve, também, um descré tido da influência do clero, com a explicação dos fenômenos pela valorização da ciência.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento. São modelos para o Classicismo: Platão, Homero e Virgílio. ...
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
Resposta. A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.