Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
De acordo com a divisão regional estabelecida em 1945, o Brasil passou a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.
Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada politicamente em estados, municípios e distritos.
Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil encontra-se dividido em cinco regiões, compostas por estados que possuem semelhanças em seus aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. ... Esses limites são insuficientes para explicar a organização socioeconômica do Brasil hoje.
Essa divisão do Brasil foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1970 e criou cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Resposta: É composto por cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, há uma divisão regional não oficial, a saber, as regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
região Centro-Sul
(é interessante comentar que exitem várias divisões, porém as principais e mais difundidas são do IBGE, Complexos Regionais, “Três Brasis”, “Quatro Brasis”). Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização.
No IBGE, as divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas de abrangência ao longo do tempo, conduzindo, em 1942, à agregação de Unidades da Federação em Grandes Regiões definidas pelas características físicas do território brasileiro e institucionalizadas com as denominações de: Região Norte, Região Meio- ...
Dentre critérios podem ser utilizados para a definição dessas divisões, pode-se citar: condições climáticas; condições econômicas; dimensão territorial.
Resposta: As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização. ... Por sua vez, a zona rural adquire produtos e serviços oferecidos pelas zonas urbanas.