O grande diferencial de Tales, que o fez ser reconhecido como o primeiro filósofo, é uma afirmação bastante peculiar: tudo começa com a água e tudo é composto de água. Com essa afirmação, ele inaugurou a tradição pré-socrática da Filosofia, composta por pensadores naturalistas, também chamados de cosmólogos.
Algumas transformações que a população grega sofreu foi originada a partir da forma do pensamento oriental, contribuindo para a ideia de que Atenas é o berço da filosofia. Então, dessa forma, acabaram assimilando algumas formas de pensamento, como os rituais de purificação da alma.
No período pré-socrático, a filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo.
Isso se refere ao entendimento popular de que a filosofia oriental - especialmente a filosofia chinesa - aborda a existência humana como um todo, enquanto a filosofia ocidental - a começar com os gregos - é apenas focada em certos aspectos da condição humana.
A filosofia oriental ou filosofia asiática inclui as várias filosofias que se originaram no Leste e na Ásia Meridional, incluindo a filosofia chinesa, a filosofia indiana (incluindo a filosofia budista, a filosofia jainista, a filosofia sikh), a filosofia japonesa e a filosofia coreana que são dominantes no Leste e ...
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro.
As caracterísiticas da filosofia oriental são: - Espiritualidade dentro desta filosofia como forma subjetiva é presente em todas as linhas de pensamento oriental. - A religião e vida são os temas mais abordados. - O estudo não se opõe à ciência.
A filosofia oriental sempre chamou muita atenção no mundo dos negócios, principalmente pelos seus resultados, cultura e processos distintos. Por histórico profissional, já trabalhei em diversos projetos com empresas de cultura oriental e sempre admirei o modelo de pensamento e a seriedade nas decisões.
A China é considerada como “A Terra do Três Ensinamentos”, por causa da influência do Budismo, incorporado à tradição taoísta e confucionista chinesa. O Taoísmo é um sistema filosófico que tem como base as ideias de Lao-Tsé ou Lao-Tzy (604-531 a.C.).
A filosofia tem um importantíssimo papel na formação do pensamento ocidental (o mesmo vale para o oriental e sua filosofia), pode-se até mesmo, analisando suas contribuições, considerado tanto causa como consequência da ideologia de cada época, alcançando finalidades tanto políticas, econômicas, culturais, e até mesmo ...
Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos de razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
a filosofia influenciou quase todas as criações sócias, tecnológicas, culturais e econômicas do homem ocidental. A filosofia grega influenciou e influencia até os dias de hoje quase todos os aspectos da vida do homem ocidental de forma direta e indireta, isso se deve ao seu grande potencial e utilidade.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras.
Segundo uma enorme gama de historiadores, o começo da filosofia Ocidental originou-se nas cidades gregas, com Tales de Mileto, que estava ativo no século VI a.C. Os mais notáveis estudantes de Tales foram Anaximandro e Anaxímenes de Mileto. Outros pensadores e escolas/tradições apareceram ao longo da Grécia.