EQST

Por Que O Ndio De Fundamental Importncia Na Literatura Romntica Brasileira?

Por que o índio é de fundamental importância na literatura romântica brasileira?

Na literatura brasileira, o Indianismo corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico. Já no Brasil, a figura romântica do novo herói era a do índio. ... Isso foi essencial para resgatar uma identidade nacional, que ficasse mais próxima do contexto nacional.

O que é o indianismo na literatura?

Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.

Por que o índio é de fundamental importância na literatura romântica brasileira em sua primeira fase?

Resposta: O romantismo no Brasil encontrou no "mito do bom selvagem" uma maneira de enaltecer a cultura nacional. A produção com temática indígena ficou conhecida como "romance indianista".

Quais as principais características do indianismo?

Os escritores desse período buscaram, em suas obras (romances e poesias), valorizar a figura do índio brasileiro. Principais características do Indianismo: - O índio é apresentado como um herói, que guarda valores humanos especiais (coragem, honestidade, respeito, força, equilíbrio emocional, etc.).

Quais as principais características do estilo literário do romantismo?

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

Qual a importância de recuperar a figura do índio como herói da cultura brasileira?

O índio que foi demonizado, escravizado e morto pelos Europeus também teve uma valorização na cultura romantista. Os índios são muito importantes para a compreensão da literatura e de como ela passa a valorizar culturas diferentes da cultura Européia pelo menos nas literaturas e artes dos mundos "civilizados".

Qual foi a obra que marcou o Romantismo no Brasil?

O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O que é a prosa gótica?

A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.

Quais foram os principais artistas da literatura gótica?

Após Horace Walpole lançar o seu primeiro livro, vários autores seguiram pelo mundo da literatura gótica. Alguns nomes que foram os representes da literatura gótica são William Beckford , Ann Radcliffe, William Godwin, Matthew Lewis, Regina Maria Roche, Mary Shelley, Charles Robert Maturin.

São características da obra de Álvares de Azevedo I Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do romantismo e dele as principais obras do período Noite na Taverna Macário e Lira dos Vinte Anos II Os temas desenvolvidos na obra de Álvares de Azevedo estabelecem uma importante?

São características da obra de Álvares de Azevedo: I. Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. É dele as principais obras do período: Noite na taverna, Macário e Lira dos Vinte Anos.