Um recurso extremamente simples que podemos utilizar para fazer manutenção e reparar equipamentos ligados à rede de energia é a lâmpada de série. Com ela, não só podemos detectar problemas graves nos equipamentos como também evitar danos maiores quando os ligamos à rede de energia para um teste de funcionamento.
Como instalar luminária de sobrepor LED em Teto Parede | Manual de Instalação
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Antes de colocar a lâmpada, é muito importante verificar o esquema elétrico. Hoje, a maioria possui um sistema bivolt, 127V ou 220V. Existem dois esquemas de ligação. Em um dos esquemas, basta conectar o fio de um lado com retorno (L) e outro lado com neutro (N).
Instalação da lâmpada em paralelo na rede bifásica
Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta.
O interruptor é um dispositivo que, ligado a um circuito elétrico, tem como função comanda-lo a partir da modificação da sua posição de comutação (fechar ou abrir). É utlizado para comandar cargas (lâmpadas, ventiladores de teto ou motores pequenos). Sua capacidade de corrente normalmente limita-se a 10A / 250V.
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA: Tensão com funcionamento Bivolt - 127V/220V. Corrente máxima: 6A. Potência máxima de acionamento de Lâmpadas: Potência máxima em 127V - 600 watts incandescente / 300 watts fluorescente / LED 300 watts.
Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.
Interruptor paralelo: Para estabelecer essa conexão, começaremos alimentando o ponto neutro de dois lugares. Primeiro conecte o cabo neutro ao terminal lateral do soquete da lâmpada. Depois de conectar a lâmpada, conecte o fio neutro ao terminal neutro correspondente do sensor de presença.
Primeiro passo: instalação do sensor de presença. Segundo passo: fazer a ligação da lâmpada, para isso, basta conectar o cabo neutro no borne que se conecta a parte lateral do receptáculo, em seguida faça a alimentação da lâmpada com o cabo de retorno ligado no borne que se conecta a parte central do receptáculo.
A instalação de um soquete com sensor de presença é super simples! Basta configurar o tempo que ele irá ficar ligado quando for acionado, e se ele funcionará somente quando não houver luz no ambiente. Feito isso basta enroscá-lo no receptáculo da lâmpada e logo em seguida enroscar a lâmpada no receptáculo.
Funcionamento dos sensores Com isso quando uma pessoa entra em ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha que dispara um “alarme” no equipamento, acionando então a lâmpada. Alguns deles podem funcionar emitindo micro-ondas, que ao detectar movimentos ligam as lâmpadas.
Para lâmpadas incandescentes e halógenas, ajustar o sensor na sensibilidade média. Instale o sensor no teto, ao abrigo da chuva e do sol, distante de fontes de calor e vento como condicionadores de ar e ventiladores.
Sensor de presença gera economia de até 75% em energia elétrica. De acordo com estimativa do Banco Central, o ano de 2015 deve encerrar com alta de 52,3% no valor da energia elétrica.
Tensão: 100 - 240 V~ 50/60 Hz. Regulagem de tempo: 30 segundos, 1, 2, 4,8 ou 15 minutos (por Trimpot). Regulagem de sensibilidade: mínima, média e máxima (por Trimpot)....Características Técnicas.