Confira as nossas recomendações para implementar esse tipo de análise.
Como fazer o controle de custos
6 dicas para uma gestão de custos eficiente
A melhor forma de gerenciar os custos é perceber como cada gasto se comporta em relação ao que sua empresa ganha. O controle deve ser feito todo mês, criando um histórico das contas, o que possibilita as comparações por meio dessas participações (os famosos percentuais).
Como Fazer Um Planejamento Financeiro Familiar - 6 Passos simples
Planejamento financeiro é a organização das finanças pessoais para a criação de um manto de proteção das necessidades do indivíduo e de uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e realizar sonhos em curto, médio e longo prazo. Um dos principais pilares de sustentação do planejamento financeiro é a disciplina.
Em geral, o planejamento financeiro é uma maneira de tentar manter sempre as receitas acima dos gastos, para evitar o endividamento, realizando o corte de despesas supérfluas, sempre que necessário. No caso de empresas, geralmente existe um setor específico apenas com essa função.
Quando bem utilizado, o planejamento financeiro auxilia o empreendedor a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo que serão estratégicas para alcançar os objetivos do seu negócio, além de servir como base para a tomada de decisões para permanecer no caminho certo.
Quais são as 10 vantagens de ter um fluxo de caixa integrado?
Uma das vantagens mais visíveis do fluxo de caixa é que, a partir dele, você consegue ter uma visão panorâmica de quanto a empresa recebe e gasta durante um determinado período. Dessa forma, é possível otimizar o uso do seu capital no investimento. Alguns gastos são comuns serem pequenos e diários.
A importância do fluxo de caixa O fluxo de caixa é essencial, porque ele significa a organização financeira da empresa. Sem esse método, não é possível calcular os recursos que entram e que saem do empreendimento. O caixa pode ser imaginado como o instrumento que guarda o dinheiro recebido nas vendas.
A Demonstração do Fluxo de Caixa é utilizada na administração da empresa, dando suporte ao departamento financeiro com informações que facilitam a tomada de decisões como: ... O objetivo do Fluxo de Caixa é diminuir os problemas que os administradores enfrentam: a falta de planejamento financeiro.
O que é geração de caixa? A geração de caixa serve para indicar a capacidade de uma empresa de poder realizar os pagamentos correspondentes ao seu funcionamento, como impostos ou tributos, fornecedores, funcionários, manutenção de equipamentos e qualquer outro que implique uma saída de dinheiro.
A Geração de caixa é responsável por apontar a capacidade que uma empresa possui em arcar com as suas responsabilidades financeiras ao final de cada mês. Ou seja, é uma análise capaz de indicar se a pessoa jurídica possui caixa suficiente para pagar todas as suas operações durante determinado período.
O intuito desse cuidado é calcular a geração operacional da empresa, verificar a capacidade que a empresa possuí mensalmente de gerar caixa, ou, em outro termo, lucro. Investimentos e as retiradas de sócios só são realizados quando são geradas receitas maiores do que as despesas (lucro).
A capacidade da empresa em gerar caixa deverá ser mensurada através da sua própria operação, sem contar com outros tipos de receitas que não sejam exclusivamente provenientes de sua atividade como: valorização do dólar, prêmios de fornecedores, engenharia financeira, fiscal e tributária.