Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos. Após 48 horas é permitido nadar e tomar banho com segurança. Quando retirar os pontos? Os pontos devem ser retirados no dia indicado.
O que fazer se os pontos abrirem? Como já falamos, a abertura dos pontos é uma situação grave e precisa ser acompanhada pelo cirurgião. Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível.
A cicatrização leva um tempo. As vezes mais de 2 meses. Tenha calma e aguarde com orientação de seu médico.
Quanto tempo demora para cicatrizar a orelha do bebê? Segundo Jaqueline, o bebê precisa ficar pelo menos 6 semanas sem tirar para nada, até cicatrizar. Isso porque se o brinco for retirado imediatamente após o furo, em apenas um dia o buraco já pode cicatrizar e fechar novamente.
Quais os cuidados necessários com a orelha recém furada do bebê?
Limpe com álcool os brincos e os dois lados do lóbulo da orelha. Passe uma pomada antibiótica na haste e coloque o brinco novamente. Continue colocando a pomada 2 dias após a infecção desaparecer.
Independentemente da decisão dos pais, a partir da segunda semana de vida, o furo já pode ser feito, como explica o pediatra Bruno Almagro.
Ainda não existe um consenso dos especialistas de quando é o momento ideal para colocar o brinco no bebê. Alguns pediatras pedem para aguardar até o 2º mês de vida, outros liberam logo após o nascimento. Portanto, antes de furar a orelha da sua bebê, converse com o Pediatra da criança.
No início da vida, o bebê ainda está se adaptando ao mundo exterior. E um corpo estranho em seu organismo, como o brinco, é mais um fator de estresse. Além da dor e de poder deixar a orelha sensível e irritada, a furação pode provocar uma infecção mais séria.
Hoje, cada hospital tem sua regra, e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite que o procedimento seja feito em farmácias apenas com aparelhos específicos e descartáveis, que utilizam brincos de aço cirúrgico para fazer o furo.
O brinco ideal são os de bolinhas ou bichinhos de preferência sem ponta. Existem profissionais que vão até a casa da criança para fazer o furo, são enfermeiras especialistas em furo de orelha, basta procurar uma na sua região. Um brinco de ouro para bebês está custando em média R$ 150,00.
Endereços
Qual brinco usar? Os mais recomendados são os brincos de ouro maciço ou aço inoxidável, pois apresentam menor risco de causar infecções ou reações alérgicas. Devem ser bem pequenos, arredondados e colados à orelha, para não incomodarem o bebê nem enroscarem nas roupas.