Desde tempos antigos, surgiu o embate entre fé (crença religiosa) e a razão na cultura ocidental. ... A palavra fé se relaciona a confiança na existência de algo ou no crédito a fala de alguém. Já a razão relaciona-se com o raciocínio discursivo e representa um conhecimento natural.
A razão é o conhecimento intelectual do ser humano, um entedimento, em oposição à emoção. É a capacidade do pensamento dedutivo. E com a fé em campo, podemos dizer que SIM, podemos conciliar, pois a fé vem da escolha pessoal, e vai ser uma escolha pessoal acreditar e mesmo assim não ter religião.
Esse acontecimento foi o conflito entre a fé e a razão. ... Pois enquanto que para a alma religiosa, há um Deus; para a razão, é preciso provar sua existência. Para o religioso Deus é um ser perfeito, bom e misericordioso, no entanto justo, punindo os maus e recompensando os bons.
Eles acreditavam que sim, era possível conciliar fé e razão, tendo como base Deus, como criador perfeito, nos dando a capacidade de pensar, ou seja, exercer a nossa razão em uma perspectiva física, bem como, a fé, ou seja, a capacidade de acreditar naquilo que não se vê, sendo esta, a essência mais pura do ser humano.
A filosofia medieval é centrada na existência de Deus e nos valores cristãos, onde por meio da razão e pela fé eram feitos estudos sobre a existência de Deus e a relação que ele tem com o homem. ... No período medieval o centro do poder estava na Igreja e em seus ensinamentos.
Resposta. Para Agostinho a fé deve iluminar a razão, porque está está gravemente ferida pelo pecado original, de maneira que o homem não pode conhecer a Deus se não estiver sob o influxo da graça de Deus que o ilumina.
Tomás de Aquino dizia que razão e fé não são contraditórias. ... Razão e fé têm suas distinções. A ciência e a filosofia têm seu fundamento na razão, enquanto a religião e a teologia, na fé. Sabe-se que a fé não exclui a razão, muito pelo contrário.
Resposta. Na filosofia a escolástica faz muito essa relação entre a fé e a razão,para se comprovar a existência de Deus e da verdade se usa a razão mas a fé se torna algo essencial,uma vez que precisamos acreditar em algo,ou em algo acima da gente uma força que é DEUS.
Na fé acredita - se coisas que muitas não se pode ser provado racionalmente. Nesse sentido, a razão por sua vez em tudo que ele faz tem que se ter provas concretas de validação dos resultados.
Neste sentido, o Mito é baseado no uso do Senso Comum, ou seja, não possui nenhum tipo de fundamento ou comprovação. Por outro lado, a razão é baseada no uso da racionalidade, que nos permite compreender e fazer interpretações sobre os fatos e situações do cotidiano.
Fé vem da religião muito tempo atrás as pessoas já tinham fé acreditavam em muitos deuses. Razão faculdade de compreender, raciocínio, juízo, raciocínio correto, fundamento, justificação.
Olá. O mito compreende a uma história que não pode ser provada de forma concreta, já ciência por sua vez trata - se de um estudo que apresenta resultados que pode ser provado cientificamente e racionalmente.
Significado de Professar verbo transitivo direto e bitransitivo Declarar, reconhecer publicamente; confessar: em discurso, professou sua vontade de ser prefeito; professava aos presentes sobre os direitos das mulheres. Preconizar, ter a convicção de: professa ideias socialistas; professa sua fé islâmica.
Ciência e religião se entrelaçavam na busca de um melhor entendimento dos fenômenos naturais, ou seja, a aproximação entre os dois campos de conhecimento era maior que o afastamento em suas interpretações. Falar a respeito das interações entre dois corpos de conhecimento já supõe a sua distinção.
"Os cientistas têm que admitir que necessitam de uma fé, para reconhecer relações fora do mundo observável", afirma o teólogo Hans Schwarz, num ensaio para a DW-WORLD. Por isso a teologia foi deposta de seu pedestal, que as ciências naturais então ocuparam. ...
Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.