O SGQ de uma organização é uma ferramenta de gestão organizacional que traz meios e formas de controlar e gerenciar processos e também permite a verificação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.
O controle de qualidade laboratorial é um conjunto de ações que visam proporcionar maior segurança, eficiência e qualidade para a coleta de exames.
Controle Interno da Qualidade – CIQ A RDC nº 302/2005 traz a definição de Controle Interno da Qualidade (CIQ): “Procedimentos conduzidos em associação com o exame de amostras de pacientes para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos”.
O controle ainda pode ser interno ou externo. É interno o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus próprios atos e agentes. É externo o controle exercido por um dos Poderes sobre o outro, como também o controle da Administração Direta sobre a Indireta.
Questão 1 De acordo com o texto, quem é responsável por planejar e implementar o controle de qualidade interno e externo no laboratório de imunohematologia? 1. O plantonista; 2.
As “Regras de Westgard” são geralmente utilizadas com 2 ou 4 medições de controle por corrida, o que significa que elas são apropriadas quando dois materiais de controle diferentes1 são medidos uma ou duas vezes por material, que é o caso em muitas aplicações bioquímicas.