Resumo: O teste de envelhecimento acelerado (EA) é utilizado para predizer o potencial de armazenamento de sementes. ... O experimento teve o objetivo de verificar a utilização dos dados de vigor fornecidos pelo teste de EA (41ºC/100%UR/24h), para predizer a emergência a campo (EC) de sementes de soja.
Para o teste de germinação foram utilizados quatro repetições de 50 sementes, de cada cultivar, montadas em caixas gerbox e distribuídas aleatoriamente em estufa BOD em um delineamento inteiramente casualizado, com temperatura controlada de 25ºC e umidade reposta diariamente, e após 5 e 8 dias foi realizada a contagem.
RESUMO-O teste de germinação é realizado em laboratório, sob condições de ambiente controlado e favorável, visando a obtenção da mais completa e rápida germinação dos lotes de sementes.
A semente de soja inicia a germi- nação por meio da absorção de água em quantidades equivalentes a 50% de seu pe- so. Uma vez embebida a semente, eviden- cia-se a sua germinação com o crescimen- to da radícula, ou raiz primária, que se pro- longa para baixo, fixando-se sozinha no solo (Figura 3)5.
“Sem água no solo e a previsão de um período de 10 a 15 dias sem chuvas, quem colocar a semente no solo estará brincando de roleta russa. Pois a semente não terá condição de germinar adequadamente e poderá até morrer”, afirma o pesquisador.
Para germinar os alimentos em casa, deve-se fazer os seguintes passos:
Normalmente, você pode utilizar dois sistemas de plantio da soja: o sistema de plantio direto (SPD) e o sistema convencional. A produtividade média de soja no SPD é 20% superior à do manejo de solo convencional, segundo a Embrapa. Você não pode pensar que plantio direto é somente plantar na palhada.
Na primeira localidade, o ciclo se completaria em aproximadamente 130 dias, na segunda, 115 dias, e quanto mais ao norte fosse semeada, menor seria o ciclo. Os cultivares de soja são adaptados a uma região geográfica norte-sul estreita devido a sensibilidade ao fotoperíodo. Figura 2.
Identificação dos estádios fenológicos da cultura da soja
A soja possui flores completas e apresenta cleistogamia, isto é, a fecundação ocorre antes da abertura floral. Isso favorece a autopolinização. ... Os autores concluíram que a presença de polinizadores favoreceu a fecundação cruzada.
A polinização consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor (antera) para a parte feminina (estigma). ... É através da polinização que ocorre a fecundação e consequentemente, a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas.
Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
Foram consideradas as seguintes síndromes de polinização: anemofilia (vento), cantarofilia (besouros), falenofilia (mariposas), melitofilia (abelhas), miiofilia (moscas), ornitofilia (pássaros), psicofilia (borboletas), quiropterofilia (morcegos) e não especializadas (polinizadores não especializados: pequenos insetos, ...
A síndrome de polinização ou síndrome floral é um conjunto de características morfológicas de diferentes tipos de flores, naturalmente selecionadas e coevoluídas com diferentes vetores de polinização, podendo ser abióticos (vento e água) ou bióticos, como pássaros, abelhas, borboletas e assim por diante.
anemofilia