As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem.
Pode ser dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito, os quais estão ligados pelo corpo caloso, estrutura constituída por fibras mielínicas. Um fato curioso sobre os hemisférios é que o lado esquerdo controla os movimentos do lado direto, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.
Os "sapiens" modernos são dotados de um cérebro com dimensões de 1200 a 1400 centímetros cúbicos, enquanto outros mamíferos que pesam cerca de 60 kg têm cérebros com tamanhos médios de 200 cm3.
Os pesquisadores avaliaram variações cerebrais por meio de “scanners” responsáveis por setorizar cada parte do órgão pela inteligência (QI). De acordo com o estudo, o tamanho do cérebro influencia em 6,7% na inteligência.
De acordo com um estudo holandês, feito na Universidade Livre de Amsterdã, podemos dizer que quanto maiores forem seus neurônios, mais inteligente você é! Isso porque a pesquisa foi por um novo caminho, e provou que quanto maior é a célula, melhor.