MAPA é a sigla que representa a monitorização ambulatorial da pressão arterial, realizada de forma indireta e intermitente por pelo menos 24 horas. Seu principal objetivo é observar se há um comportamento anormal da pressão sanguínea, o que pode levar ao comprometimento de estruturas do sistema cardiovascular.
Geralmente, o aparelho mede a pressão a cada 30 minutos e ao final do exame o médico poderá visualizar um relatório com todas as medidas feitas durante 24 horas. O MAPA é instalado em clínicas ou hospitais e o preço é de cerca de 150 reais.
Para realizar o exame, é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa. O manguito deve ser sempre colocado no braço. Não existe validação para medição da pressão arterial em outros locais.
O exame pode ser realizado no HCor Diagnóstico (unidades Paraíso e Cidade Jardim) e tem início com a instalação do microgravador de Holter no paciente, feita por meio da colocação de eletrodos adesivos ao corpo em pontos específicos do tórax. Podem ser 5, 7 ou 10 eletrodos, dependendo do tipo do exame realizado.
O exame do holter de 24 horas consiste em um "eletrocardiograma de 24 horas", onde o aparelho é colocado no paciente no início do exame e após 24 horas o paciente retorna na clínica para que o funcionário que instalou o aparelho possa retirá-lo.
Tendo sido submetida a um exame para avaliação de minha função CARDIOLÓGICA, a saber: exame Holter 24 horas que faz um eletrocardiograma contínuo no determinado período, o prazo de entrega do resultado foi estipulado em 10 dias úteis.