O índice (número subscrito à direita) indica a quantidade de átomos de cada elemento químico na molécula de uma substância. Já o coeficiente (número à esquerda) indica quantidade de moléculas de uma substância.
O balanceamento é feito transpondo o índice do hidrogênio no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Como no produto tem-se 2 átomos de hidrogênio, inserimos um número como coeficiente que multiplicado por 2 obtém-se como resultado 8 átomos de hidrogênio, por isso escolhemos o 4.
Para balancear a equação, basta posicionarmos o coeficiente ½ no O2, pois ½ vezes 2 é igual a 1 (que é a quantidade do produto).
Olá, tudo bem?! Como temos que deixar ambos os membros da equação com a mesma quantidade de elementos vamos completar a equação com: C2H6O + 3O2 => 2CO2 + 3H2O, se você observar bem, vamos ter agora 2 Carbonos, 6 Hidrogênios e 7 Oxigênios de cada lado. Dessa forma ela está balanceada.
Para realizar o balanceamento de equações das reações de oxirredução com íons, é fundamental seguir alguns passos, como:
Todo balanceamento de reações de oxirredução se baseia no seguinte princípio:
As reações de oxirredução são aquelas em que ocorre transferência de elétrons de uma espécie química para outra, sendo que o átomo ou íon que recebe elétrons tem a sua carga ou número de oxidação (Nox) diminuido, e dizemos que ele sofreu uma redução.
Método das tentativas I – Inicialmente, atribuímos um coeficiente ao elemento que aparece uma só vez nos dois membros, observando a quantidade de átomos presentes no primeiro e no segundo membro. ... III – Para igualar o número de átomos, colocamos o índice de um como coeficiente do outro.