A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.
As florestas equatoriais e tropicais ficam nas regiões quentes e úmidas entre o equador e os trópicos, em lugares onde chega a chover mais de 180 centímetros por ano. Elas ocupam partes das Américas Central e do Sul, do oeste e do centro da África, do sudeste da Ásia e da Austrália.
“A Amazônia não é um ecossistema acostumado com fogo periódicos. É úmida, não queima de modo natural com frequência, então, não evoluiu com incêndios, como ocorreu com o Cerrado, por exemplo. A floresta não tem um mecanismo de recuperação rápida, tanto em termos de biodiversidade quanto em estoque de carbono.”
As florestas equatoriais são aquelas que ocorrem na região da linha do Equador, marcadas por altas temperaturas, elevada quantidade de chuva e vegetação latifoliada, com folhas grandes, largas e verdes durante todo o ano.
Latifoliadas: São plantas com folhas largas, típicas de regiões de clima tropical úmido e equatorial. A largura das folhas permite uma intensa transpiração. Exemplo: seringueira (muito comum na Floresta Amazônica).
As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. Por isso a floresta amazônica é equatorial e é bem úmida e sua vegetação tem folhas grandes pra maior absorção de luz.
Principalmente devido ao clima, que permite que haja uma boa quantidade de alimento e água. O clima das florestas equatoriais e tropicais garante uma certa facilidade de sobrevivência para a maior parte das espécies e por isso existem diversas populações de animais, de insetos, árvores, flores e etc.
Florestas equatoriais– Ocorrem em baixas latitudes, compreendendo a Amazônia, parte centro-ocidental da África e sudeste asiático. ... Florestas tropicais – Em comparação às florestas equatoriais, as tropicais possuem menor diversidade de espécies vegetais, árvores de menor porte e, claro, espécies diferentes.
Significado de Equatorial adjetivo Relativo ao equador. Clima equatorial, clima das regiões próximas do equador, caracterizado pela temperatura constantemente elevada e pela pluviosidade abundante e regular, com dois máximos correspondentes aos equinócios.
Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador.
É o clima característico das regiões de florestas como a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo, na África. ... O clima equatorial predomina na Floresta Amazônica. No clima equatorial, dia e noite têm a mesma duração, ambos com 12 horas e a amplitude térmica anual é pequena, gira em torno de 3º C.
É um clima tropical de altas e constantes temperaturas, abundantes chuvas, ventos leves e alta umidade durante todo o ano, com uma pequena amplitude térmica anual. Esse tipo de clima acontece na zona mais quente do planeta, quase sempre na linha do Equador.
Na América do Sul e na América Central, o clima equatorial pode ser encontrado em Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Panamá, Jamaica, Venezuela, Brasil, Colômbia e outros; Na Oceania, algumas ilhas têm sua totalidade ou parte sob o clima equatorial, entre elas Papua Nova-Guiné e Ilhas Salomão.
Já no Clima Equatorial Semiúmido a média pluviométrica é mais baixa e possui duas estações bem divididas, a chuvosa mais longa e a seca. (Exemplo: Planalto Norte-Amazônico). É um clima muito quente e menos chuvoso que o úmido.
Esse clima também apresenta baixa amplitude térmica - variação que ocorre entre a temperatura máxima e a temperatura mínima. ... As chuvas do clima tropical são espalhadas de maneira igual. Esse quesito marca a sua principal característica, que é a definição de duas estações: uma quente e seca, e a outra quente e chuvosa.
A principal característica do clima temperado continental é o Inverno seco e frio, com temperaturas inferiores a 0ºC. Os verões, contudo, são quentes e as temperaturas superam a marca dos 20ºC.
O clima Tropical abrange vasta área do território brasileiro: a região Centro-Oeste, oeste de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia e se estende por parte dos Estados do Maranhão e Piauí. É um clima alternadamente úmido e seco. A umidade ocorre na primavera e verão com a expansão da massa de Equatorial Continental.
O clima está diretamente relacionado à formação vegetal. No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.
Resposta. Porque o Brasil fica entre trópicos. Tropical e Equatorial(perto da linha do Equador) e Subtropical(abaixo dos trópicos).
Clima tropical
O clima mais úmido e o clima menos úmido presentes no território brasileiro são, respectivamente, equatorial e semiárido.
Clima equatorial semiúmido Este tipo de clima diferencia-se do equatorial úmido por essa média pluviométrica mais baixa e pela presença de duas estações definidas: a chuvosa, com maior duração, e a seca.
Tipos de Clima no Brasil
O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar.
Explicação: Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial - Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C. Tropical - presenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC.
Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.
Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical.