As sociedades são outro exemplo de relações ecológicas intraespecíficas harmônicas. Nelas, os organismos de uma mesma espécie não vivem unidos anatomicamente como nas colônias, mas apresentam um grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho extremamente organizado.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
O primeiro caso ocorre quando indivíduos da mesma espécie interagem entre si, e o segundo, quando se trata de espécies diferentes. Relações ecológicas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos; ou desarmônicas, quando isso não ocorre.
A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. ... O comensalismo é tradicionalmente conhecido como uma relação de alimentação em que uma espécie alimenta-se dos restos de comida de outras.
Assim, a rêmora é transportada pelo tubarão enquanto alimenta-se dos restos de sua alimentação. Esse processo não prejudica o tubarão, pois a rêmora se alimenta apenas do que o tubarão descarta e seu peso não atrapalha em nada o tubarão.
Na natureza, todos os seres vivos interagem entre si no que chamamos de relações ecológicas ou interações biológicas.
Resposta. Resposta: relação de predatismo nessa relação um ser vivo mata o outro para comer.
A) Na tirinha podemos observar que o menino explica que animais de cores vivas são evitados pelos predadores, então estão falando da relação ecológica chamada Predação, onde um predador / caçador que mata uma presa para se alimentar.
Resposta. O nome é '' competição intraespecífica'', onde os indivíduos competem pelos mesmos recursos do meio em que vivem.
Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... Isso significa que a protocooperação é uma relação ecológica facultativa.
Resposta: O carrapato. Explicação: Se trata de uma relação interespecífica desarmônica parasitária, pois o carrapato se alimenta da capivara, causando prejuízos óbvios para a capivara, podendo também tornar a capivara mais suscetível a doenças bacterianas.
Resposta: A ave tira os carrapatos e os vermes que contém nas costas da capivara!
A relação existente entre o anu e a capivara é a Protocooperação. É uma relação benéfica para ambas as espécies.
O anu come os carrapatos do boi, conseguindo assim alimento. O boi, por sua vez, também é beneficiado, uma vez que se livra do carrapato. Observe que a relação é benéfica para os dois seres, entretanto, um pode viver facilmente sem o outro. O boi pode viver sem o anu, e o anu pode alimentar-se de outra coisa.
d) Já a relação entre a ave e o carrapato é chamada de predação, visto que a ave mata e come os carrapatos.
Podemos afirmar que a relação presente entre as duas espécies compreende a relação de predatismo, na biologia, que é quando uma espécie atua como predadora da outra, se alimentando assim da mesma. Isso porque podemos evidenciar que a onça atua como predadora e a capivara por conseguinte, atua como presa em tal relação.
A onça-pintada e a onça parda são do mesmo gênero, mas não da mesma espécie (sendo impossível o cruzamento entre elas com filhotes férteis). Ocorre entre elas a competição interespecífica. Competição interespecífica é quando um mesmo nicho ecológico no mesmo habitat é disputado por espécies diferentes.