Alemanha
A Guerra dos Trinta Anos representou um conjunto de conflitos, de caráter político e religioso, desenvolvidos entre diversos países da Europa (França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Alemanha, Dinamarca, Países Baixos, Áustria, Suécia), durante os anos de 1618 e 1648.
A guerra converteu-se, portanto, num conflito pela hegemonia entre os Habsburgo e a França. Desse jeito, o conflito foi ampliado para quase todo o continente. A França, aliada do Império Sueco e de outros territórios e líderes protestantes, pôde ultrapassar algumas dificuldades iniciais.
Em 8 de Novembro de 1620, um exército da Liga Católica, liderado pelo germânico João T'Serklaes Von Tilly venceu os protestantes na Batalha da Montanha Branca. Após essa vitória, muitos rebeldes foram condenados à morte e todos perderam seus bens.
Qual dos períodos abaixo não corresponde a uma das fases da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)? ... Período dinamarquês. Período sueco. Período suíço.
Resposta. Resposta: porque o cardeal Richelieu envolveu a frança na guerra dos trinta anos para enfraquecer a principal e mais poderosa casa dinástica da Europa, O domínio de Habsburgo.
Ajude a inserir referências....Fernando II do Sacro Império Romano-Germânico.
O resultado da Paz de Augsburgo foi o estabelecimento da tolerância oficial dos luteranos no Sacro Império Romano-Germânico. ... Apesar de a Paz de Augsburgo ter sido moderadamente bem sucedida em aliviar a tensão no império e ter aumentado a tolerância, ela deixou coisas importantes por fazer.
A Paz de Augsburgo foi um tratado assinado entre Carlos I e as forças da Liga de Esmalcalda em 25 de Setembro de 1555 na cidade de Augsburgo, na actual Alemanha. O resultado da Paz de Augsburgo foi o estabelecimento da tolerância oficial dos Luteranos no sacro império romano.
Ao final da Guerra dos Trinta Anos, a dinastia dos Habsburgo foi derrotada pelos franceses e seus aliados protestantes. Outra consequência foi o enfraquecimento do poder da Igreja nas monarquias europeias, que estavam em formação na Europa.
A Guerra dos trinta anos foi um conjunto de guerras travadas entre as potências europeias a partir do ano de 1618, perdurando até 1648, sendo que esses conflitos tiveram diversos motivos, desde a religião até diferenças e oposições políticas entre os países, destacando-se o papel da Alemanha nos conflitos.
A paz de Augsburgo ( 1555), assinada por Carlos V, Sacro Imperador Romano, confirmou o resultado da Dieta de Speyer ( 1526), encerrando a guerra entre luteranos e católicos alemães e estabelecendo que : Os governantes dos 224 estados alemães poderiam escolher a religião ( luteranismo ou catolicismo ) de seus reinos.
As Guerras Religiosas Francesas foram um período prolongado de guerra e agitação popular entre católicos e huguenotes (protestantes reformados/calvinistas) no Reino da França, entre 1562 e 1598.
Resposta: constituem uma série de oito conflitos que devastaram o reino da França na segunda metade do século XVI, Explicação: opondo católicos e protestantes, marcando um período de declínio do país.
Na Noite de São Bartolomeu de 1572, os católicos massacraram os huguenotes na França. Somente em Paris, três mil protestantes foram exterminados nessa noite. A violência estava espalhada por todo o país, o número de huguenotes mortos foi de dezenas de milhares.
24 de agosto de 1572