Edom
– 1Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vesti- dura.
Túmulo dos Patriarcas
O Monte Seir é especificamente observado como o lugar em que Esaú construiu sua casa (Gênesis 36:8; Josué 24:4), e onde os israelitas teriam rodeado antes de entrarem na Terra Prometida (Deuteronômio 2:1). ... Ele foi nomeado para Seir, o horeu, cujos filhos habitavam a terra (Gênesis 36:20).
860 a.C. Edom (Esaú) (com Moabe e Amom) atacou Judá, mas foi destruído por seus aliados, Moabe e Amom, depois de Josafá ter convocado o povo à oração (2cr 20). 847 a.C. Edom revoltou-se contra Judá, constituindo seu próprio rei (2Cr 21.
“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú… que, querendo ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”. ... Se interpretarmos dessa forma, significará que não há esperança de perdão para muitas pessoas que agiram ou agem como Esaú.
Elifaz
Edom
Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis, parte integrante da Bíblia. Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, o que nascera primeiro fora Esaú.
Oposto ao respeito devido ao que é sagrado. 4. [Figurado] Que não tem conhecimentos relativos a determinado assunto.
Que desrespeita a santidade de coisas sagradas. Que foge ao âmbito religioso; secular: estabelecimento profano. Que não tem a religião como propósito; mundano: música profana. Que não faz parte de uma religião; fora do considerado sagrado.
Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. ... A Bíblia cita a palavra profano em diversos capítulos.
A palavra “profano”, entre alguns significados de dicionários, é a música não sacra ou que tem relação com festas não religiosas. ... Além das tradicionais festividades religiosas e rituais, em muitas cidades pernambucanas festas profanas também têm espaço na “programação santa”.
O tempo profano, por sua vez, é o tempo do cotidiano, sem sentido, onde ocorrem atos privados de significados religiosos.
1. Não pertencente a religião. 2. Não sagrado.
Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.
O que diferencia o tempo sagrado do tempo profano é a falta de homogeneidade e continuidade. ... Enquanto o homem em sua vida religiosa experimenta a passagem do tempo, em que, basicamente, um momento é igual ao outro, na vida profana, o homem experimenta momentos qualitativamente diferentes.
O tempo sagrado compreendido como um tempo que no se mede, pois ao longo da histria era o tempo controlado pelos deuses e atualmente pode ser considerado como tempo religioso, das crenas e dos mitos. o tempo da Igreja, das celebraes religiosas.
um tempo sagrado é um tempo dado como muito importante ( se for da igreja é um lugar importante ) , característica:um lugar calmo , bom para ficar , aconchegante como por exemplo ( uma casa na árvore, seu próprio quarto , um lugar que lhe faz bem), ou se for religioso é uma igreja.
Nesse sentido, as festas revelam a essência fundante de respeito à fé e à fraternidade comunal, que alimentam as manifestações religiosas e perpetu- am as tradições que constituem um verdadeiro patrimônio cultural. Assim se configuram as festas brasileiras desde os primeiros sécu- los de colonização.
As festas religiosas são manifestações da alegria cristã, que, por sua vez, nasce da certeza da salvação realizada, uma vez por todas, por Jesus Cristo, e da esperança da sua segunda vinda gloriosa, na Parusia. O povo se reúne para celebrar e, assim, ma- nifesta alegria.
Festa religiosa Festa popular freqüentemente em homenagem a divindades ligadas às religiões de um grupo social. Pode exaltar uma parte da existência do homenageado, um acontecimento ou outros aspectos. ... Música, dança, comidas e bebidas são elementos constituidores das festas populares.
Confira algumas das festas religiosas que acontecem no Brasil
Cada ciclo de doze anos inclui o Maha Kumbha Mela (maha = maior) em Prayagraj, onde milhões de devotos hindus se reúnem para se banhar no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati para se purificar, naquele que é o maior festival religioso do mundo.
Nas suas três grandes festas litúrgicas --Natal, Quaresma e Páscoa--, a Igreja Católica promove uma série de eventos religiosos, como missas especiais, vigílias e orações, com o objetivo de reunir os seus fiéis em torno da celebração da fé cristã e do aprofundamento dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
Conheça as principais e as datas em que elas são celebradas.
As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas.
O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES As tradições mais fortes vieram dos grupos de imigrantes e as principais manifestações são o Fandango, do Litoral, as Cavalhadas, de Guarapuava, e Congada, da Lapa. As Cavalhadas e Congadas acontecem em datas específicas.