Segundo Solange Jacob, nós aprendemos por toda a vida: “ Não há idade, o processo de aprendizagem acontece quando há uma modificação da estrutura cerebral, que cria memórias de longo prazo; essas memórias são adquiridas através da atenção”. Assim, a importância da prática da ginástica cerebral se torna mais evidente.
Neurociência Cognitiva: A Ciência da Aprendizagem e da Educação. A Neurociência estuda o sistema nervoso central, bem como as capacidades mentais do ser humano.
A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
“Nosso cérebro coordena um complexo conjunto de ações que envolvem funções motoras, processamento visual e auditivo, habilidades de linguagem verbal, e outros”. ... “O que a prática realmente faz é ajudar o cérebro a otimizar esse conjunto de atividades coordenadas, por meio de um processo chamado mielinização”.
Ao final de aproximadamente 300 milissegundos o processo está pronto para virar uma reação. Estas etapas estão todas por trás de um tempo de reação, e para que ocorram de maneira adequada devem ser trabalhadas tanto quanto a técnica do movimento.
Aprender um novo idioma proporciona o contato com diversas culturas ao redor do mundo e possibilita fazer novos amigos. O contato com outras culturas e costumes através das línguas nos proporcionam maior empatia com o que difere da nossa realidade e maior capacidade de compreensão humana.
A psicanálise procurou estudar afundo como funciona o pensamento, para compreender mais sobre a mente humana. De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. ... Isso se dá por meio da energia que flui no sistema nervoso, através dos sistemas de neurônios.
Consideramos que os neurônios são a base para o pensamento. ... Assim, podemos dizer que a integração dos sinais neuronais é que resulta na elaboração da atividade mental, que nada mais é do que nossos pensamentos. São as conexões neurais as responsáveis pela formação do pensamento.
Em termos muito simples, os pensamentos e sentimentos perpetuam o estado de ser, e este estado de ser gera os comportamentos criando uma realidade condizente, adequada a essa frequência de vibração.
Nossas funções mentais permitem termos pensamentos, percepções, sentimentos como amor e ódio; nos capacita a aprender, lembrar, resolver problemas. Nossa mente faz com que possamos nos comunicar de forma clara por meio da fala e da escrita. Porém, não somos a nossa mente! Somos muito mais do que isso!
De acordo com informações que correm pela internet, o ser humano é capaz de gerar aproximadamente 70 mil pensamentos por dia. Isso se traduziria em 3 mil pensamentos por hora, 50 por minuto, e um e um pouquinho por segundo.