Jesus curando o paralítico em Cafarnaum é um dos milagres de Jesus, relatado nos evangelhos sinóticos em Mateus 9:1-8, Marcos 2:1-12 e Lucas 5:17-26.
Afinal, em Cafarnaum Jesus operou diversos milagres, como a ressurreição da filha do chefe da sinagoga (“… tomando a mão da criança, disse-lhe: 'Talitha Kum', o que significa 'Menina, eu te digo, levanta-te…'” [Marcos 5:41]), a cura do servo do centurião e a expulsão do espírito impuro que possuíra um homem.
Jesus realizou muitos milagres por toda a Galileia. Foi lá que ele realizou a purificação e a cura do leproso, por exemplo. Mas seus milagres pela região não pararam por aí. Ele andou sobre as águas do Mar da Galileia, onde também fez a sua primeira multiplicação de pães (um de seus milagres mais famosos).
Crucificação e morte de Jesus Após haver sido traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso no Monte das Oliveiras e torturado por soldados em Jerusalém. Carregou a cruz até o local onde seria crucificado e morto pouco depois. Acredita-se que teria 33 anos nesta ocasião.
Israel
Embora não haja consenso sobre a data exata da crucificação, os estudiosos geralmente concordam que ela ocorreu numa sexta-feira de ou próxima da Páscoa judaica (15 de Nisan), durante o governo de Pôncio Pilatos (r. 26-36).