A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
Geralmente, a sociedade estamental é contraposta a um outro modelo de organização social: a sociedade de classes. Esse último caso descreve um sistema capitalista em que há mobilidade social. ... Enquanto isso, o sistema estamental impede essa mobilidade, uma vez que está no contexto do feudalismo.
Historicamente, os estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média. ... Nas palavras de Raimundo Faoro: "O estamento burocrático comanda o ramo civil e militar da administração e, dessa base, com aparelhamento próprio, invade e dirige a esfera econômica, política e financeira.
Na sociedade estamentada,os privilégios da elite sao incontestáveis,baseados em mecanismos de legitimaçao elaborados de acordo com interesses implícitos,que procuram apoio na manipulaçao de crenças de influencia profunda no cotidiano das massas.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Resposta. Era dividida em: Clero(rezavam e eram responsáveis pelo ensino), Nobreza(eram donos de terra que guerreavam e protegiam) e Camponeses e Servos ( que trabalhavam e sustentavam os outros estamentos).
Podemos apontar que os 3 pilares que sustentavam o Antigo Regime eram os tributos que os reis acumulavam, o exército regular, que era pago com esses tributos e serviam a vontade dos reis, e por último a igreja.
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas. ... O alto clero era formado por bispos e abades.
A sociedade medieval era dividida em grupos(ou estamentos), sendo eles os seguintes: Clero: membros da igreja. Nobreza: os que guerreavam. Servos: o que restava da população(camponeses, por exemplo).
Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses. Ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros, zelar pela segurança; e aos servos, executar o trabalho nos feudos.
O período da colonização brasileira inicia-se em 1500 na costa litorânea do nordeste. A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços.
As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
A relação de suserania e vassalagem existente entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização política na Idade Média. A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil.
A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano. ... Nesse período dois locais comuns, além dos citados, eram: as aldeias (formadas ao longo da Alta Idade Média) e a Igreja. O camponês estabelecido no feudo tinha uma relação de servidão com o senhor feudal e não poderia abandonar a terra.
Resposta. As características gerais do feudalismo medieval são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos, cujos ombros suportavam quase todos os serviços responsáveis pela subsistência material da sociedade.
A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. O trabalho na Europa antiga e medieval, o servo era obrigado a trabalhar nas terras de seu patrão, e caracterizando podemos dizer que seus trabalhos eram bem forçados e difíceis.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal. Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo).
Modo de produção primitivo: ... Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a idéia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários.
A Revolução Industrial criou novas condições de vida e transformações, como a mudança nas relações entre os trabalhadores (força de trabalho assalariada) e os proprietários dos meios de produção (burguesia industrial). Com o fim da escravidão oficial, surge a contratação por tarefas em países colonizados.
Resposta. a sociedade vê o trabalho como uma forma de melhorar de vida e poder comprar as coisas que quer mais na verdade trabalha para comprar o que vê nos meios de comunicação e na TV e assim ficando alienada ao trabalho ...
Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão, o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente (formalmente) como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei.
É um conjunto de atividades realizadas, por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. Ele também possibilita ao ser humano concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão.
I – É correto afirmar que relação de trabalho é toda e qualquer atividade humana em que haja a prestação de trabalho. II - O trabalho autônomo, o de empreitada, o do representante comercial e a própria relação de emprego são espécies do gênero relação de trabalho.
As pessoas migraram para as cidades em busca de trabalho em fábricas e fundições. Em 1850, muitos ingleses trabalhavam 14 horas por dia, seis dias por semana. Os salários mal davam para sobreviver. ... Novos campos de trabalho estão se abrindo como resultado das transformações sociais e dos avanços tecnológicos.
Entende-se por trabalho a actividade exercida pelo homem no acto produtivo (bens e serviços) e é importante para todo o ser humano uma vez que é a sua fonte de rendimento. ... Viam-no como um trabalho para a vida toda, como algo seguro e não como transitório. Os tempos agora mudaram!
No presente artigo, o termo concepções do trabalho designa o pensamento elaborado e articulado que oferece definições ao indivíduo sobre a posição que o trabalho deve ocupar em sua vida, o modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e sua hierarquização, e uma leitura das características do trabalho ...