Modulação Covalente 2. Modulação AlostГ©rica ou “feed-back” Modulação Covalente пїЅ Ocorre quando hГЎ modificação covalente da molГ©cula da enzima, com conversГЈo entre formas ativa/inativa. пїЅ A modificação covalente (nГЈo permanente) constitui uma reação quГmica catalisada por enzimas.
As enzimas reguladas por modificações nГЈo-covalentes sГЈo chamadas de alostГ©ricas. Elas contГЄm uma regiГЈo separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas molГ©culas regulatГіrias (efetores) podem ligar-se e modificar a atividade catalГtica destas enzimas.
O inibidor alostГ©rico liga-se a uma enzima em um local diferente do sГtio ativo. A forma do sГtio ativo Г© alterada de forma que a enzima nГЈo se ligue mais ao seu substrato.
As enzimas sГЈo proteГnas que atuam como catalisadores biolГіgicos. Catalisadores sГЈo substГўncias que atuam diminuindo a energia de ativação das reações, aumentando a velocidade em que essas ocorrem e nГЈo sendo consumidas no processo. ... As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação das reações nas cГ©lulas.
Uma outra grandeza intensiva usada em estudos com enzimas purificadas Г© a atividade molar de uma enzima: a “atividade molar” de uma enzima Г© a atividade enzГmica dividida pela molaridade dessa enzima (ou a molaridade dos centros ativos se cada molГ©cula de enzima contiver mais de um centro ativo).
Os processos digestivos dos nutrientes orgГўnicos sГЈo efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterГіcitos do delgado, A digestГЈo de macronutrientes orgГўnicos (carboidratos, proteГnas e lipГdios) Г© efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestГіrio (SD).
O processo de sГntese de frutose envolve a redução, dependente do NADPH, da glicose a sorbitol (redГєtase das aldoses; Equação 17) e a oxidação, dependente do NAD+, do sorbitol a frutose (desidrogГ©nase do sorbitol; ver Equação 18). O sorbitol Г© o poliГЎlcool que resulta da redução do grupo aldeГdo da glicose.
reação Г© catalisada pela frutose-1,6- bifosfatase. grupo fosfato ligado ao carbono 6 da glicose-6-fosfato sofre hidrГіlisse catalisada pela glicose-6-fosfatase. O produto dessa reação Г© a glicose nГЈo fosforilada que, assim, pode atravessar a membrana plasmГЎtica. A enzima glicose-6-fosfatase sГі ocorre no fГgado e rins.
enzima sucrase
Todos os carboidratos devem ser degradados em monossacarГdeos (especificamente glicose) antes que o corpo possa utilizГЎ-los. Os carboidratos simples sГЈo absorvidos rapidamente do sistema digestivo, produzindo uma hiperglicemia (aumento da concentração de glicose no sangue).