Mandalas: Constituídas de um desenho circular, aonde no seu interior vemos formas e figuras variadas. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o Cosmo. No interior da Mandala temos sempre um ponto central, que representa sua essência, e dele partirão todos os demais elementos.
Símbolo criado pela Associação de Umbanda Caxias (AUC) para representar a Bandeira Nacional da Umbanda. É formado por um sol que representa a Luz Divina e um espectro humano saindo do núcleo solar, simbolizando a caminhada cósmica do ser humano rumo à sua evolução espiritual.
E em seguida, temos as sete linhas, sendo: - Primeira Linha: IANSÃ - cor amarelo claro (Tenda de Santa Bárbara); - Segunda Linha: IBEJI - cor rosa (Tenda Cosme e Damião); - Terceira Linha: IEMANJÁ (que compreende OXUM e OXUMARÉ) - cor azul (Tendas que levaram o nome de Nossa Senhora);
A estrutura considerada por Lourenço Braga e diversos outros autores contemporâneos a ele, como o próprio Antônio Alves Teixeira Neto (Antônio de Alva), é de que as sete linhas seriam: Linha de Oxalá, Linha de Iemanjá, Linha do Oriente, Linha de Xangô, Linha de Oxóssi, Linha de Ogum e Linha Africana.
As cores dos Orixás na Umbanda
A cor de Oxaguiã é o branco levemente mesclado com azul no candomblé e somente branco no batuque do Rio Grande do Sul; a de Oxalufã é somente branco de gossa em ambos. O dia consagrado para oxalá moço é a sexta-feira e o domingo para oxalá velho e oxalá de orumilaia. Sua saudação é èpao, èpa bàbá!
As apostas da religiosa são as cores branco e amarelo. O branco como espelho de paz e harmonia. E o amarelo como sinônimo de amor e prosperidade. “ O branco de Oxalá nos traz paz e equilíbrio.
Oxalufã é o senhor da criação. Rege a paz e a fraternidade. Para ter sua proteção, use às sextas-feiras roupas ou peças brancas e ofereça-lhe canjica cozida com mel de abelha coberta com algodão. Seus números para sorte: 10 e 16.
Oxalá: Branco Por isso o branco, que é a junção de todas as cores de luz dentro de si. É a partir da luz branca que todas as cores existentes podem ser vibradas, e o branco de Oxalá é o sinal de que nele está toda vida. Branco também é a cor que rege a paz, que também é atributo de pai Oxalá.
Os Setes Exus Chefes de Falange da Espiritual de Oxalá:
Exu Tiriri [ Fleruty ]: Ligado a Xangô , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . Tiriri possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas. Sua apresentação é de um homem preto, cuja pele corroída pela bexiga, é bem visível.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Nomes de Exús e Pombagiras de Oxóssi
Exu Marabô é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum (diretores), quem incorpora em seu nome são os falangeiros ou espíritos afins daquela energia e vibração (colaboradores).
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.
governa. Os Falangeiros de Oxossi vem com as seguintes nomenclaturas: Agbandada, Akanbi, Alapade, Apalá, Asunara, Êboalama, Fayemi, Ibuanun, Inlé ou Erinlé, Kusi, Mutalambo, Olumeye, Ondun, Oré, Owala.
Umbanda. Na Umbanda, descrevem nomes pelos quais são conhecidas diversas entidades de várias linhas de trabalho, por exemplo, o Exu das 7 Encruzilhadas. ... Ainda na Umbanda, falanges estão correlacionadas com espíritos que se apresentam sob um determinado arquétipo.
As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. Também se dá esta designação aos artículos dos tarsos dos insetos. Nos hominídeos, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux (o "dedo grande do pé"), que têm apenas duas.
Yansã, comumente conhecida como Oya, nos traz o perfeito equilíbrio da energia do amor, fundamental para sermos guiados por nossa essência e desenvolvermos a empatia necessária com os nossos semelhantes, com a energia do raio azul de proteção e força para que tudo isso se dê sem jamais esquecermos do auto amor ou nos ...
2. Nomes de Exús de Iansã
Mas, Iansã se manifesta também através do amarelo, marrom e vermelho. Iansã costuma ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela tem acesso), mas; porque ela é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o “Senhor da Justiça”, não atingiria quem se lembrasse do nome da amada.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
O arquétipo dos filhos de Iemanjá São extremamente protetoras, decididas e obstinadas, ciumentas e possessivas. Apesar disso, são mulheres calmas, de fala mansa e serena. Gostam de estar sempre rodeadas de pessoas, sejam amigos ou familiares. Dedicam-se por inteiro àqueles que amam, por vezes até esquecem de si mesmas.