É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência. ... Repare que o Boro (B) tem a tendência de doar seus elétrons para os átomos de Flúor (F), este sim obedece à Regra do Octeto, necessitando de oito elétrons na camada de valência.
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.
O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.
Regra do Octeto – Os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica à dos gases nobres.
(1) Expansão do octeto:
Trata-se de uma regra química onde os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
Em 1916, o cientista alemão Walther Kossel (1888-1956) observou que um átomo torna-se mais estável quando possui oito elétrons na última camada (camada de valência) ou dois elétrons quando possui apenas a camada K, fato que publicou em sua “Teoria Eletrônica da Valência”, que o americano Gilbert Newton Lewis (1875-1946 ...
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Resposta. A regra do octeto diz que os átomos precisam de 8 eletrons na sua ultima camada de valência para se estabilizar, as ligações químicas se formam atravez de doação, ou compartilhamento dos eletrons, para que o átomo fique estável, ou seja, estão diretamente relacionados.
* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.
Ligação iônica - interação eletrostática entre íons cátions e íons ânions, temos neste caso um metal e um ametal. Ex.: NaCl, CaO, FeO. Ligação covalente - compartilhamento de pares de elétrons, pode ocorrer entre ametal + ametal e hidrogênio + ametal. Ligação metálica: ligação entre metais.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.