Olá, a broncopatia inflamatória fala sobre uma inflamação nos brônquios. Pode ser observada ao exame clínico, exames de imagem como a tomografia de tórax ou função pulmonar.
Bronquite crônica é uma condição onde há inflamação das vias aéreas menores do pulmão. É definida como uma tosse, que dura pelo menos 3 meses em dois anos consecutivos. A causa mais comum é o tabagismo, embora a exposição a substâncias irritantes no trabalho também possa causar esta condição.
Bronquite - tratamento
Bronquite aguda Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza ou parainfluenza).
A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.
Conheça, a seguir, os 3 diferentes tipos de bronquite.
Bronquite aguda tem menor duração que a crônica Apesar de ter sintomas semelhantes, a bronquite crônica é um pouco diferente. “A bronquite crônica compromete pessoas a partir dos 45 anos e, normalmente, o processo inflamatório é desencadeado pela fumaça do cigarro e por poluentes ambientais”, explica o especialista.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
Esta doença pode ser causada por um resfriado comum, gripe ou outra infecção respiratória, caracterizando a bronquite aguda, que é inflamação temporária dos brônquios e, geralmente dura de 1 a 3 semanas, podendo afetar pessoas de todas as idades, mas ocorre principalmente em crianças com menos de 5 anos.
Quando essa região está inflamada, ocorre o estreitamento dos bronquíolos e a respiração fica mais difícil¹. Além disso, a asma não tem cura. Já a bronquite é o nome que se dá para a inflamação especificamente dos brônquios, que são os órgãos que levam e trazem o ar a cada respiração¹.