A produção de pares ocorre somente quando fótons de energia igual ou superior a 1,02 MeV passam próximos a núcleos de elevado número atômico. Nesse caso, a radiação X interage com o núcleo e desaparece, dando origem a um par elétron-pósitron com energia cinética em diferente proporção.
Resposta. A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com uma quantidade de energia suficiente para desprender elétrons de átomos. E ela pode alterar toda a estrutura de uma molécula.
Uma molécula pode sofrer uma transição para um nível mais alto de energia absorvendo radiação eletromagnética. Da mesma forma, ela pode descer a um nível mais baixo de energia emitindo energia radiante. ... Estas moléculas exibem aglomerados de linhas, com milhares de linhas próximas na região do infravermelho.
O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.
Quando um átomo recebe energia(e isso pode ser feito através do aumento de temperatura, é para isso que serve a chama) ele salta para uma órbita mais energética, e quando o fornecimento de energia é interrompido, ele volta para a órbita anterior, liberando energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz).
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência.
Quando os elétrons recebem energia de um agente externo, como a luz, o campo elétrico, o campo magnético ou um impacto, realizará saltos quânticos nos orbitais eletrônicos de seu átomo. ... A natureza busca sempre o equilíbrio, por isso, precisa liberar essa quantidade de energia em excesso que foi absorvida pelo elétron.
Bohr observou que cada metal irradiava uma cor diferente Cada elemento possui um número atômico diferente e isso determina o tamanho do seu raio atômico, que é a distância entre o núcleo do átomo e seu último elétron.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
Para deixar os fogos de artifício coloridos, os fabricantes misturam à pólvora sais de diferentes elementos para que, quando detonados, produzam cores diferentes. ... Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio ou carbonato de Lítio. Amarelo: obtido pela queima de Sódio.