O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios da terra está inclinado no ângulo em que recebe o máximo de luz solar possível, marcando o dia mais longo do ano e consequentemente, a noite mais curta.
Entenda o que é o solstício de inverno, deste 20 de junho
22 de dezembro
21 de setembro
No Hemisfério Norte, a distância do Sol é até maior no verão que no inverno. O que dá origem aos padrões climáticos que chamamos de estações é a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol – 23,5 graus. ... Já no inverno, quando o Sol está mais baixo no céu, eles incidem num ângulo mais agudo e se dispersam.
O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro. A Terra alcançará sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro estarão a de quilômetros um do outro.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.