Semiologia é a ciência geral dos signos. A palavra vem da união das palavras gregas semeion, que significa sinal, e logos, estudo. A Semiologia é uma área do conhecimento que se dedica a compreender os sistemas de significação desenvolvidos pela sociedade.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum), quer dizer referente exterior.
Rema: Hipótese de sentido. Signo compreendido, mas sem contexto.
O fundamento do símbolo é um legi-signo, sendo um signo que representa o objeto dinâmico através de uma lei, de uma convenção, possuindo caráter geral e não singular como no caso do índice.
“Por volta de 1906, Peirce descobriu que existem 10 tricotomias e 66 classes de signos. ... As 10 classes se estabelecem na relação do signo consigo mesmo (Quali-signo, Sin-signo, Legi-signo), do signo com seu objeto (Ícone, Índice, Símbolo) e do signo com seu interpretante (Rema, Dicente, Argumento).
Na linguística saussuriana, diz-se que a relação que une o significado ao significante é marcada pela arbitrariedade. Quer dizer, não existe uma relação natural entre a realidade fonética de um signo linguístico e o seu significado. ...
Compreende-se que significante e significado são ligados arbitrariamente e que o valor de sua ligação (o valor do signo) aparece na relação entre os dois lados do signo somado à relação entre os signos no interior do sistema da língua.
O valor linguístico considerado em seu aspecto conceitual A significação é “a contraparte da imagem auditiva” (p. 133), isto é, pertence a um domínio fechado existente em si próprio no signo. Já o valor é dado dentro do sistema de signos, em que “o valor de um resulta tão-somente da presença simultânea de outros” (p.
Neste ponto, Saussure diz que o valor de um termo do sistema linguístico resulta da presença simultânea de outros termos. ... Portanto, Saussure conclui que o valor de um signo só é determinado realmente por aquilo que lhe é externo, através de oposições com outros termos da língua.
A imagem acústica não é o som material, ou seja, o seu caráter puramente físico, no entanto, seria a impressão psíquica desse som – a imagem sensorial captada pelos sentidos é o “material”, o conceito, geralmente, mais abstrato.
Para Saussure, o objeto de estudo da Lingüística é o signo lingüístico. O signo lingüístico é uma associação de um conceito, chamado significado, a uma imagem acústica (ou ótica) chamada significante .. ... Usamos os signos para falar sobre coisas no mundo (entre outras coisas!).