Ele foi diagnosticado com um câncer de intestino, em 1941, que o impedia de pintar. O artista tinha 71 anos. Partindo do sofrimento, ele criou algumas de suas mais surpreendentes criações: sua série de colagens.
As colagens começaram "quase que por acaso, com obras bastante pequenas", diz o curador da exposição, Nicholas Cullinan. Inicialmente, elas foram desenvolvidas como desenhos ou maquetes. Matisse preferiu papel cortado à pintura, pois garantia que as cores permaneceriam fiéis em reproduções.
3 de novembro de 1954
O Fauvismo foi o primeiro movimento moderno do século XX, criado por Matisse e André Derain. Foi assim denominado por um crítico francês que, em 1905, os chamou de fauves (feras selvagens) ao se referir às suas cores fortes e chocantes.
Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
O fauvismo ou fovismo (do francês fauvisme, oriundo de les fauves, "as feras", como foram chamados os não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu de 1905 até a segunda metade de 1907.
O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.