Standard Reference Method (SRM) Esse é um nome complicado para definir um processo que mede a absorção de luz em comprimentos de ondas. Os valores da SRM equivalem a 40% da EBC, ou seja, 4 unidades SRM equivalem a 10 unidades EBC.
A Empresa Brasil de Comunicação (mais conhecida pela sigla EBC) é uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no Brasil, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais.
Proveniente das substâncias corantes do malte de cevada, a cor é uma das características de identidade da cerveja que revela muito sobre a bebida. Do amarelo palha percorre tons dourados, acobreados, marrons chegando ao preto.
1 – Como medir?
Isso gera resultados diferentes, porém proporcionais:
IBU é uma sigla para a frase International Bitter Unit e representa uma escala, de 0 a 100, que mede o potencial de amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Esse potencial é calculado e medido a partir dos alfa-ácidos presentes na planta.
O malte. O lúpulo não é, no entanto, o único responsável pelo amargor da cerveja. Sabemos que a base de toda cerveja são cereais maltados, sobretudo a cevada. ... Como eles estão diretamente ligados a torra do malte, podemos dizer que, em linhas gerais, quanto mais escura a cerveja, menos amarga ela tende a ser.
As cervejas comerciais nacionais, do estilo standard lager, como por exemplo a Kaiser e a Serramalte, possuem entre oito e 15 IBU, enquanto as premium lagers como a Heineken e a Stella Artois possuem entre 15 e 25 IBU.
Fechando a série de artigos sobre lupulagem da cerveja, vamos ver o quanto de lúpulo devemos utilizar para obter o amargor necessário para aquele estilo....Curva de conversão.
Muitas IPAs americanas modernas levam lúpulo para aroma apenas com o fogo desligado. Então, algo entre 1,5 e 3 gramas por litro apenas nesta etapa final pode já conferir uma característica marcante.
utilizado. Para exemplo de cálculo, vamos supor que cada kg de malte retenha 1L de água. Logo, podemos calcular quantos litros de mosto primário temos. Então, se tenho 13,5 litros de água primária, e ficaram retidos 4,5 litros, a quantidade de mosto primária deverá ser, aproximadamente, 9 litros.
Um processo de escolha bem simples é escolher o lúpulo de acordo com características históricas ou regionais da cerveja. O exemplo mais clássico é o estilo Bohemian Pilsner, de origem na República Tcheca, que tem como caractéristica principal o amargor e aromas cedidos pelo lúpulo Saaz.
Conheça os 5 tipos de lúpulos mais utilizados no Brasil
Columbus. O lúpulo Columbus tem um perfil aromático amadeirado, cítrico e com notas picantes. Assim, esse tipo de lúpulo é mais indicado para a produção de single-hopped em IPAs e pode ser encontrado também em outros nomes como, CTZ, que significa Columbus, Tomahawk e Zeus.
"Aroma razoável" depende muito do estilo! Eu costumo, na minha receita padrão, que é uma espécie de amber ale com um pouco mais de álcool, colocar de 40 a 60 gramas de lúpulo no final da fervura (a partir de 15 minutos, mas principalmente no whirlpool) numa receita de 20 litros.
O lúpulo precisa de alta incidência solar, de 6 a 8 horas por dia. É uma planta que gosta de muita água, porém não gosta de solo encharcado. Por ser uma trepadeira voraz, ela precisa ser plantada em uma área com bastante espaço vertical.
Para fazer a First Wort Hopping, é recomendado apenas o uso de lúpulos com baixo percentual de alfa ácidos nessa etapa. O total de lúpulos usados, para atingir o efeito desejado, deve ser pelo menos 30% do conteúdo da receita. Apesar de ficar mais tempo em contato com o mosto quente, o tempo não afeta o amargor final.
Como Calcular o Amargor em IBU da Cerveja
Podemos usar também a seguinte fórmula para calcular o ABV:
Quando a ideia é dar sabor, o lúpulo deve ser adicionado quando faltam entre 30 e 15 minutos para o final da fervura. Para criar aromas na cerveja, você deve jogar o lúpulo bem perto do final da fervura (faltando 5 ou, no máximo, 10 minutos), para que os óleos não evaporem totalmente.
Se você colocar 2kg para cada 8,5L de mosto, a sua densidade potencial máxima desta composição de malte irá dobrar para 1.
5 Maneiras de Melhorar a Eficiência do seu Equipamento
Busque sempre atingir a OG da receita, mas se por acaso o mosto ficar com a OG maior do que a sugerida, dilua com mais água. Se por acaso estiver menor do que a sugerida na receita, mantenha a fervura por mais tempo e vá medindo até atingir a OG desejada. Simples assim.
A Densidade Inicial (também conhecida como Original Gravity ou OG) será medida logo após o resfriamento do mosto (após a fervura), e antes da inoculação das leveduras. basta encher a proveta até um pouco menos do que sua capacidade total e colocar o densímetro dentro.
A maioria das cervejas apresentam uma densidade final (FG – final gravity), medida no final da fermentação, entre 1.
O que você pode fazer para corrigir a densidade do seu mosto? Uma opção é você ferver por mais alguns minutos o seu mosto, monitorando sempre a densidade enquanto o mosto ferve. Isso vai gerar uma maior evaporação da água do mosto, aumentando sua densidade até chegar ao valor esperado (nesse exemplo 1.
É medido com um densímetro, e se for uma cervejaria que tenha laboratório normalmente manda uma amostra e mede em laboratório também. A medição ocorre no final da fervura, antes do inicio da fermentação.
Como converter para densidade a leitura em Brix? Basta multiplicar por 4 o valor lido no refratômetro. O valor obtido é o valor que você obteria pelo densimetro depois da "vírgula" e do "zero". Por exemplo 12 Brix = 1,048 ou 20 Brix = 1,080.
Um grau Brix (1°Bx) é igual a 1g de açúcar por 100 g de solução, ou 1% de açúcar. Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução.