Bauman defende a tese da sociedade líquida. Líquida no sentido de que as relações, com o passar do tempo, estão ficando cada vez mais superficiais e o contato entre os indivíduos é cada vez menor. Uma de suas mais famosas frases é que “as relações escorrem entre os dedos”.
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
Resposta. Ainda hoje, a imposição cultural e a não aceitação do ser diferente, acaba acarretando em milhares de casos de tentativas de suicídio, muitas dessas tentativas ocorridas com êxito. O que remete aos tempos de colonização do Brasil, onde milhares de indígenas e afrodescendentes suicidaram-se.
O trabalho assalariado como aspecto da modernidade é fonte de poder da classe burguesa. Através dele, a burguesia tira o seu lucro. Marx analisou o funcionamento do capitalismo ao explicar como os empresários exploravam os seus empregados: a mais- valia, ou seja as horas trabalhadas que não eram remuneradas.
De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade. ... O termo modernidade designa, assim, não só uma época como também a perceção da humanidade indissociável à nossa filosofia e cultura europeia.