crossorigin="anonymous">
Combustível fóssil é uma substância fonte de energia que é produzida a partir do processo de decomposição de seres vivos. Entre os combustíveis fósseis mais utilizados no planeta estão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
Para ser possível a existência de combustíveis fósseis, ao longo de milhões de anos, os restos orgânicos dos seres vivos foram sendo pressionados por lama, terra e rocha, sofrendo alterações químicas e originando os mais variados tipos de substâncias. O gás natural e o petróleo, por exemplo, se formaram a partir da decomposição de organismos microscópicos, como as algas.
Quando se fala em matriz energética, o Brasil é conhecido como o país que mais possui fontes renováveis do mundo. Apesar disso, o Brasil ainda depende da utilização de combustíveis fósseis. Cerca de 36% da produção de energia depende da queima de combustíveis, como o petróleo e o carvão mineral.
Existem dois tipos de carvão, o mineral e o natural. Ambos são originados a partir da fossilização da madeira, sendo formados por substâncias ricas em carbono. O carvão mineral pode ser dividido em quatro categorias principais, porém o mais utilizado é a hulha – formada por 80% de carbono.
Como a expectativa de vida típica é média, alguns geradores operam por mais tempo do que o esperado. Permitir que as instalações funcionem até a aposentadoria é provavelmente insuficiente para o prazo de descarbonização de 2035, observa o artigo.
A nível mundial os combustíveis fósseis são considerados de alto valor para o mercado atual. Com base nas informações divulgadas pela Agência Internacional de Energia os combustíveis fósseis correspondem a cerca de 86,7% da energia mundial. Esses dados foram baseados no ano de 2010.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard mostrou que a poluição do ar decorrente de combustíveis fósseis foi responsável por mais de oito milhões de mortes em todo o mundo em 2018.
Estão incluídos nessas fontes o carvão mineral, gás natural, petróleo e seus derivados, como óleo diesel e gasolina. Entretanto seu uso é um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas.
Exemplos de combustíveis fósseis podem ser o carvão mineral, o gás natural e o petróleo sendo todos os três promovidos através da decomposição de seres vivos. Neste artigo vamos conceituar os combustíveis fósseis explicando mais sobre a sua utilização.
Esses recursos naturais são usados como fonte de energia desde a revolução industrial. São chamados de recursos não renováveis, mas a verdade é que eles se renovam, porém, esse processo pode levar milhões de anos. Por isso muitos países utilizam os recursos renováveis como uma nova alternativa para a produção de energia.
Entre os principais exploradores de combustíveis fósseis do mundo está os Estados Unidos, a China, a Rússia, a Arábia Saudita e o Brasil, que possui grandes reservas de petróleo ao longo da costa brasileira, em uma zona profunda do oceano conhecida por pré-sal.
crossorigin="anonymous">
Assim como outros tipos matéria-prima que geram energia, o petróleo, o carvão e gás natural possuem vantagens e desvantagens quanto à utilização. No caso do petróleo, a principal vantagem é a extração, que pode ser realizada nos mares, bem como no continente. Além disso, os derivados do petróleo são utilizados em diversos setores.
Apesar de ser considerada uma das mais renováveis do mundo, a matriz energética brasileira ainda utiliza grande quantidade de combustíveis fósseis. Como por exemplo: o petróleo e o carvão mineral. Por possuir uma das maiores reservas de petróleo do mundo – o pré-sal -, o país tornou-se um dos maiores exportadores do combustível. Por isso, atraiu diversos investidores para esse setor.
Imagens: Lancs, National Geographic, Namu Portal, Suno, O Petróleo, Geologando, Observatório do Clima e Politize
A hulha é usada como combustível e na iluminação de ruas. Além disso, é matéria-prima para fabricação de compostos aromáticos, empregados na fabricação de plásticos, produtos de limpeza, tintas e medicamentos.
Os combustíveis começaram a ser utilizados a partir da Revolução Industrial, no século XVIII. Antes, a principal matéria-prima para a geração de energia era a lenha. Em seguida, a lenha foi substituída pelo carvão. As indústrias passaram, então, a utilizar o carvão como matéria-prima para produção de energia, marcando o desenvolvimento industrial da época.
Além disso, outras variações do petróleo, como a querosene, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a parafina e o asfalto, são bastante utilizados para diversas funcionalidades. O GLP, por exemplo, é o composto presente do gás de cozinha. Já, a parafina, é a matéria-prima usada na fabricação de velas e cosméticos.
Os combustíveis fósseis são classificados como fontes de energia não-renováveis, pois só surgem a partir do processo de decomposição de resíduos orgânicos que viveram há milhares de anos. Ou seja, com a sua escassez, levariam centenas de milhões de anos para que surgissem novas reservas de combustíveis fósseis.
Para iniciar o processo de solução dos problemas dos combustíveis fósseis, deve-se usar o prazo de descarbonização de 2035 para orientar um planejamento explícito e baseado na comunidade sobre o que fazer a seguir, mesmo sem muito apoio financeiro.
Políticas subjacentes que regem a aposentadoria de instalações movidas a combustíveis fósseis é o conceito de uma “transição justa” que garante bem-estar material e justiça distributiva para indivíduos e comunidades afetadas por uma substituição de sistemas de eletricidade fósseis para não fósseis.
Sem dúvida que os combustíveis fósseis possuem muitas vantagens e colaboraram bastante para o crescimento tecnológico e operacional da vida urbana durante a Revolução Industrial. No entanto, atualmente é inevitável não estar atento as grandes desvantagens que os combustíveis fósseis acarretam para a qualidade do meio ambiente e para a saúde dos seres vivos.
O petróleo é chamado de combustível fóssil por ser formado por processos naturais, como a decomposição lenta de organismos soterrados. O nome fóssil é devido ao tempo que leva pra ser formado, sendo necessários milhões de anos.
Assim, podemos concluir que o petróleo é um produto natural (pois, é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica) não renovável (por ter sido formado por sua sedimentação desde a era geológica Mesozóica).
Assim como foi dito no caso do carvão, os derivados do petróleo também possuem impurezas que são liberadas em sua queima e poluem a atmosfera. Além da poluição ambiental que causam, os combustíveis fósseis não são renováveis, ou seja, um dia vão esgotar-se.
Resposta: Eles são chamados de combustíveis fósseis porque são derivados dos remanescentes da plantas e animais antigos. Quando um combustível fóssil é queimado, libera energia e também provoca a liberação de gases poluentes. Carvão mineral, linhito, turfa, gás natural e petróleo são combustíveis fósseis.
Esses combustíveis recebem o nome de fósseis porque se originaram a partir de restos de animais e plantas que viveram em épocas remotas. Esses restos orgânicos foram se depositando ao longo de milhares de anos em camadas muito profundas da crosta terrestre e transformados pela ação da temperatura e pressão.
É daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra. Além disso, visto que são gerados pela decomposição de seres vivos, o petróleo, o gás natural e o carvão são denominados de combustíveis fósseis e são todos recursos esgotáveis, ou seja, não são renováveis.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e ...
Sua formação é resultante da decomposição de matéria orgânica animal e vegetal retida nos subsolos. Dessa forma, as regiões geográficas onde é mais provável encontrar poços de petróleo são: a) regiões costeiras, situadas nas zonas de encontro entre duas placas tectônicas.
Offshore é a designação usada para sociedades ou contas bancárias abertas em países ou territórios do exterior, ou seja, fora do local de domicílio dos proprietários. São entidades sujeitas a um regime tributário diferenciado e favorecido, com domicílio estabelecido em outro país.