O limiar aeróbico é o ponto em que o nível de lactato no sangue começa a aumentar. ... Um limiar aeróbico mais alto permite treinar com maior intensidade sem o acúmulo de lactato. Quando você pretende melhorar seu limiar aeróbico, o segredo é enfatizar o treino de baixa intensidade.
A psicofísica usa medidas quantitativas para analisar a relação entre as sensações e percepções causadas por estímulos. A relação entre percepção e psicofísica é importante porque o que uma pessoa percebe é nem sempre indicativo do estímulo.
Os limiares metabólicos são marcadores fisiológicos de intensidade, importantes na avaliação e prescrição de exercícios físicos, e que podem ser determinados por meio de diversas variáveis, dentre elas a lactacidemia, os parâmetros ventilatórios e mais recentemente pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC).
O Limiar Anaeróbico é a maior velocidade em que a produção e a remoção de ácido lático estão equilibradas. Acima desta velocidade, a produção começa a ser maior e gera acúmulo de ácido na musculatura fazendo com que você não consiga prolongar muito sua atividade.
O limiar de anaerobiose (LA) é definido como a intensidade de exercício físico em que a produção de energia pelo metabolismo aeróbio é suplementada pelo metabolismo anaeróbio.
Método de medição do Limiar de Lactato
O Limiar Anaeróbio é baseado no comportamento que as concentrações de lactato sanguíneo apresentam em diferentes intensidades de esforço. Existe uma intensidade de esforço até onde os processos de produção e remoção de ácido láctico estão equilibrados não existindo acúmulo.
O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.