As leguminosas são grãos contidos em vagem, como por exemplo feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim, guandu e tremoço.
Entre os brasileiros, feijões são as leguminosas mais consumidas. Lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, tremoço, amendoim, e a menos conhecida alfarroba são outros tipos de leguminosa, todas importantes fonte de proteínas e fibras.As proteínas são compostas por várias partes menores chamadas de aminoácidos.
Apesar do nome lembrar os legumes, as famosas leguminosas são grãos encontrados em vagens. As leguminosas são alimentos ricos que possuem pouca gordura e muita fibra. Alguns exemplos de leguminosas são a ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, amendoim…
As leguminosas estão entre os itens que não podem faltar no cardápio. Elas são importantes fontes de vitaminas, proteínas e minerais. tes para garantir a saciedade, os níveis recomendados de colesterol, o bom funcionamento do intestino e o controle da glicemia.
Além de excelente fonte nutricional, as leguminosas funcionam como adubos verdes contribuindo para a manutenção da qualidade do solo e garantindo a sustentabilidade dos sistemas de produção.
Esses alimentos são ricos em Ferro principalmente, em Zinco, Cálcio, Fósforo, Potássio, Vitaminas do complexo B, em especial a B1, e ácido fólico. Além disso, as leguminosas têm pouca gordura e muita fibra em sua composição. Isso faz com que elas causem uma sensação de saciedade no organismo.
Soja. A soja é a leguminosa que mais contém nutrientes. Além de aminoácidos, fibras e isoflavonas, ela apresenta também proteínas, vitaminas do complexo B e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.
Leguminosas: A técnica de remolho tem como objetivo retirar as impurezas das leguminosas. Durante a seleção do feijão, procure colocá-lo na panela com água para ferver durante 2 min. Apague o fogo e deixe de remolho durante 30 min.
Conheça as melhores leguminosas
Cereais
O grão-de-bico, assim como outras leguminosas (lentilha, ervilha, feijão, etc.), além de ser uma ótima fonte de proteína, também serve como um dos alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.
O feijão azuki é uma boa fonte de sais minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e manganês, além de vitaminas do complexo B. Está entre as leguminosas menos calóricas e com menor teor de gordura.
Os tipos mais comuns de leguminosas são o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha e a soja. Eles são uma ótima fonte de ferro, especialmente para vegetarianos. Uma xícara (198 gramas) de lentilhas cozidas, por exemplo, contém 6,6 mg de ferro, o que representa 37% da IDR.
Calorias do feijão preto: 100 g de feijão preto cozido e com caldo fornecem 77 calorias. Uma concha média fornece 80 calorias. Já uma xícara fornece 150 calorias, em média.
Conheça o conversor de medidas de culinária