O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Apresenta sintomas como a hemorragia gengival, e a prevenção é feita mediante ingestão diária de vitamina C.
Entre os séculos XVI e XIX, assumia-se que em cada viagem cerca de metade dos marinheiros morreria de escorbuto. A descoberta de que o escorbuto pode ser tratado com a ingestão de citrinos é geralmente atribuída ao cirurgião escocês da Marinha Real Britânica James Lind, em 1753.
Essa doença é causada pela falta de vitamina C e foi responsável por causar várias mortes em marinheiros no século 18. Muitos marinheiros ficavam vários dias no mar sem ter uma alimentação adequada, comendo, principalmente, peixes e arroz, pois não era possível o transporte de vegetais em grandes viagens.
Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte. A causa era a ração dos tripulantes, escassa e que não continha frutas e verduras.
O escorbuto é uma doença que surge como conseqüência da falta extrema de vitamina C no organismo. A falta de vitamina C desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno. - Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização.
Resposta. a carência das vitaminas C e B1!
Conseqüentemente, a hidroxilação é uma fase crítica na biossíntese de colágeno, uma vez que regula a formação da tripla hélice, da excreção do procolágeno e do cross-linking do tropocolágeno. A lisil e a prolil hidroxilase são enzimas férricas.
O colágeno é uma proteína formada por cadeias dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina, que estão organizadas de forma paralela.
Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.
A hidroxilação é uma atividade bioquímica importante para a formação de moléculas de colágenos. Existem enzimas importantes nas sínteses dos colágenos, chamadas prolina e lisina hidroxilase.
Colágeno é a proteína mais abundante no corpo, está presente em quase todos os órgãos e sua principal função é dar sustentação à pele e ossos.
O colágeno hidrolisado nada mais é do que um suplemento alimentar extraído da cartilagem bovina que proporciona firmeza e elasticidade à pele, combatendo o envelhecimento e a flacidez.
Qual o melhor colágeno
A melhor forma de consumir colágeno não hidrolisado tipo II é em cápsulas, pois assim, pode ser melhor absorvido e utilizado para a melhora da saúde das articulações.
Colágeno em pó X colágeno em cápsulas. É inquestionável que a versão em pó, via de regra, é muito mais concentrada, já que as cápsulas que encontrei, e procurei bastante, possuem, no máximo, 1g de colágeno, mas a grande maioria possui apenas 500mg, o que é uma quantidade irrisória pra fazer diferença.
Se você quer um resultado mais rápido e precisa mais da proteína, a versão em pó é a melhor, com certeza - como no caso de quem treina, por exemplo. Já se a ideia é prevenir rugas e começar a suplementar desde cedo, as cápsulas podem ser de grande ajuda.