As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².
Já as células absortivas possuem membrana plasmática que se projeta formando microvilosidades. As pregas, as vilosidades e as microvilosidades são essenciais para a eficiência do processo de digestão por aumentar a superfície de revestimento do intestino.
Qual é a vantagem de termos um intestino delgado tão longo? ... O alimento demora para percor- rer todo o comprimento do intestino delgado, por isso fica mais tempo sob ação dos sucos digestivos, o que per- mite uma digestão e uma absorção de nutrientes mais eficientes e completas.
As microvilosidades são projeções da membrana plasmática das células absortivas. As vilosidades, por sua vez, são projeções do epitélio. As pregas são dobras na mucosa e submucosa do intestino delgado.
As vilosidades do intestino são projeções microscópicas da superfície que permitem aumento da área de contato com alimento facilitando a absorção de água e nutrientes. Palavras-chave: Duodeno. Intestinal. ...