A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
Ou seja, alfabetização científica está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem da ciência, enquanto letramento científico seria o uso que o futuro cidadão faria desses conhecimentos.
A educação científica é parte fundamental da formação de estudantes em qualquer área do conhecimento, sejam as Exatas, Biológicas ou Humanas.
No início do século XX, a alfabetização ou letramento1 científico começou a ser debatido mais profundamente. Desses estudos iniciais, pode-se destacar o trabalho de John Dewey (1859-1952), que defendia nos Estados Unidos a importância da educação científica.
Capacidade em ciência e tecnologia é um elemento chave no desenvolvimento econômico e social. Promover a educação científica a todos os níveis de escolaridade e alfabetização científica na sociedade em geral é um alicerce fundamental para a construção de capaci- dade de um país em ciência e tecnologia.
A História é necessária para entender a natureza da ciência. A História neutraliza o cientificismo e dogmatismo que são en- contrados freqüentemente nos manuais de ensino de ciências e nas aulas. educação científica foram publicadas por Derek Hodson (1985), Michael Mat- thews (1989, 1990) e Duschl (1994).
A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
A História da Ciência procura estudar a construção do conhecimento de uma época dentro do seu próprio contexto. ... A História da Ciência tem como objeto de estudo não apenas o que hoje é aceito como Ciência, mas sim o que em alguma época e de algum modo foi proposto ou aceito como Ciência.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas". ... O pensamento cético coloca o que é observado como sendo superior às ideias.
A história é a ciência que estuda e sistematiza os eventos mais importantes e transcendental do passado humano. Esses eventos são analisados e examinados com base em seus antecedentes, causas e consequências. ... É indagar sobre o passado para compreender a razão do presente e, sobretudo, ver o homem em sua dimensão.
A ciência, enquanto instituição coletiva, tem como objetivo produzir explicações naturais cada vez mais precisas de como o mundo natural funciona, quais os seus elementos, e de como o mundo chegou ao que é agora. ... O conhecimento que é construído pela ciência está sempre aberto a questões e correções.
No sentido mais específico da palavra, a ciência é aquele tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral.