Segundo o estudo, uma má alimentação é uma dieta desequilibrada carente em ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, além de ter o consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcar.
Poucas pessoas sabem, mas sonolência, dores musculares, falta de disposição e de concentração são sinais de alerta do corpo diante da má alimentação. O problema se torna ainda maior quando o cardápio pobre em nutrientes começa a prejudicar a rotina escolar ou profissional.
Ao ficar sem comer até 24 horas, o corpo começar a fazer cetose. Ou seja, ele passa a queimar gordura para conseguir funcionar normalmente. Além disso o humor passa a ficar mais irritadiço e, depois desse período, é provável que desmaios passem a acontecer.
A má nutrição é um desequilíbrio entre os nutrientes de que o corpo precisa e os nutrientes que o corpo obtém. Assim, a má nutrição também inclui a sobrealimentação (consumo excessivo de calorias ou nutrientes específicos – proteínas, gorduras, vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos), além de desnutrição.
As formas de manifestações clínicas da desnutrição são: Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.
Sintomas de desnutrição infantil