adjetivo Que tem uso, préstimo ou serventia; que satisfaz uma necessidade: o automóvel é útil. Diz-se do dia da semana em que se precisa trabalhar: dia útil.
15 sinônimos de útil para 4 sentidos da palavra útil: Proveitoso: 1 frutífero, benéfico, proveitoso, aproveitável, frutuoso, prestadio, proficiente, profícuo, utilizável, vantajoso.
1. Que é necessário; que tem préstimo ou utilidade; proveitoso; vantajoso.
A grafia correta da palavra é útil, escrito com acento agudo na letra u. Somente o vocábulo acentuado está correto e existe no dicionário de português, por isso é o único que deve ser usado na hora da escrita.
SEPARAR EM SÍLABAS
Vida útil: é o período no qual um bem novo pode ser considerado útil e proveitoso às suas atividades, não significando, contudo, sua provável duração física.
Como aumentar a vida útil de um celular corporativo
8 dicas para poupar e preservar a bateria do celular
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Na fórmula, temos: taxa de depreciação = 8.
Divida o valor do automóvel zero quilômetro por cinco para saber o valor anual de depreciação. Em seguida, divida esse valor obtido por doze, que é a quantidade de meses em um ano. O número resultado é a depreciação mensal do veículo. Isso quer dizer que, a cada mês, seu automóvel desvaloriza este valor obtido.
Não tem jeito: um veículo novo começa a perder valor assim que sai da concessionária. Para você ter uma ideia, estima-se que, em média, 10% do valor seja perdido assim que a compra é realizada. Mas é possível ter um controle em relação a esse percentual, já que alguns fatores causam uma depreciação maior.
i é a idade do imóvel; 5 é o intervalo de 5 anos para o cálculo variante; d é a depreciação de um imóvel no período de 5 anos, em porcentagem decimal....
4%
4%
Nesse caso pode-se calcular o valor da construção como nova aplicando-se o modelo a seguir:
Somando-se o valor do terreno ao custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado e dividindo-se o resultado pelo valor de mercado calculado na primeira etapa, obtém-se o valor do fator de comercialização.
MÉTODO DO CUSTO DE REPRODUÇÃO Os mecanismos da oferta e da procura, responsáveis pelas variações dos preços dos imóveis, não são considerados nas avaliações realizadas por este método, pelo que o mesmo não apresenta a capacidade de distinguir o valor de mercado do valor económico real do bem.
AVALIAÇÃO EXPEDITA: Aquela que se louva em informações ou escolha criteriosa do engenheiro de avaliações, podendo ou não se pautar por metodologia definida nas normas técnicas, ou sem comprovação expressa dos elementos ou critérios que levaram à convicção de valor.
É a definição precisa do valor de um imóvel através de fundamentação técnicas e metodologias de aferição. A avaliação mercadológica vai muito além da mera comparação de preços entre imóveis similares. Ela utiliza uma gama muito maior de dados, evidências e cálculos para chegar a um valor realmente preciso.
Principais Métodos de Avaliação de Imóveis