Para Hopkins [7], a fidedignidade ou confiabilidade, refere- se a repetibilidade ou reprodutibilidade de uma medida ou variável, ou o grau de concordância dos resultados de um teste em diferentes testagens, utilizando-se para isso o mesmo examinador, os mesmos avaliadores e as mesmas condições de aplicabilidade.
Fidedignidade é o índice de precisão da medida, ou seja, o quanto a medida está susceptível ao erro, qual a sua confiabilidade. Quanto maior a fidedignidade, maior a precisão de um instrumento. ... O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência.
- Objetividade: O teste deve produzir resultados consistentes quando usado por diversos testadores; não pode depender de uma única pessoa. - Precisão das Medidas: A precisão das medidas depende, em primeiro lugar, da exatidão dos instrumentos. Quanto mais refinado ele for melhor será o resultado da medida.
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.