Capacidade de uma bateria é a quantidade de energia que pode ser armazenada. É normalmente expressa em Ampère-Hora cujo símbolo é Ah. Essa medida é obtida pela multiplicação da corrente em Ampères pelo tempo em horas de descarga até uma tensão de 1,75 V por elemento.
V: Unidade de tensão elétrica (em inglês, Volt). VAC: Tensão alternada. VCC: Tensão em corrente contínua.
3. Unidades de medida
Watt: É uma medida de potência, que é calculada multiplicando a tensão pela corrente. Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts, por exemplo. Um chuveiro elétrico de 8000 watts é mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água.
Uma corrente elétrica é definida como a movimentação ordenada de cargas elétricas. ... A unidade de corrente elétrica é o ampère (A). um ampère corresponde ao transporte de 1 Coulomb de carga por segundo (1 C/s). Os instrumentos destinados à medida da corrente elétrica são denominados amperímetros.
Para entender mais fácil, vamos pensar nessa situação: se você ligar uma lâmpada com potência de 300 watts em sua casa em 110 V, uma corrente de 2,72 amperes vai passar pelos fios. Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor.
Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A. A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A), e para 220V a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).
Fonte 12 volts 1 amperes.
Considerando uma tensão de 220V, a corrente elétrica que passa pelo fio que a alimenta é de cerca de 1,5A. Admitindo. Uma geladeira comum consome cerca de 330W.
A maioria das geladeiras são de 120V e usam uma corrente (ampere) entre 0,75 e 4 amperes.
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V).
Com ar condicionado ligado, e o compressor em funcionamento, pegue um dos fios. Pode ser o fio neutro ou fase, e passe por dentro do alicate do multímetro, na função amperagem 200. O resultado deve ser próximo ao valor que você achou no seu cálculo. Não pode ser maior.
Pelo meu conhecimento é o seguinte. Na caixa de todos os compressores que comprei da embraco, sempre tem impresso na lateral a potencia em HP e a voltagem. Se não tiver a caixa, entre em http://www.embraco.com/catalog/?&language=PT e digite o modelo do compressor.
Para medir o valor correto voce deve utilizar um alicate amperimétrico, que mede a corrente elétrica baseado no campo magnético gerado por ela!
Para o fazer retire a chave, ligue o multímetro em corrente contínua aos pólos da bateria e aponte o valor marcado pelo multímetro. Ligue o carro e deixe-o em ponto morto. Depois, volte a ligar o multímetro em corrente contínua para medir a bateria e aponte o valor marcado.
Meça a corrente em um circuito abrindo-o e inserindo um multímetro. Se esta for uma medição única que não será repetida, basta usar um ferro de solda para levantar uma extremidade de um componente conectado em série.
Leitura de corrente Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo. Utilizamos a escala de 200V somente para medição de tensão abaixo de 220V. No caso de dúvida, deixamos na escala de 750V ou 1000V por segurança.
O aparelho usado para medir o quão intensa é a corrente de um circuito, em amperes, é o amperímetro. Assim, liga-se o dispositivo ao circuito, em série. Pois ele irá registrar a quantidade de eletricidade que passar naquela parte do circuito. É possível usar também um alicate amperímetro.
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
Para medir e ter certeza do nível da tensão elétrica da rede devemos usar um multímetro, pode ser um multímetro analógico ou digital, isso não importa, o que é importante é que sua chave seletora deve estar na seção ACV e na primeira escala superior mais próxima da tensão a ser medida.
Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).
Ligue o multímetro digital. Conecte o fio preto na entrada "COM" ou "Comum" e o vermelho na entrada com a letra V e um símbolo de ferradura (Ω). Assim você vai medir precisamente a voltagem do disjuntor. Multímetros podem ser comprados em lojas de ferragens ou on-line.
Medido: para medir, inserimos o voltímetro em paralelo com os dois pontos entre os quais queremos medir a tensão, alterando o circuito portanto, pois estamos colocando a resistência interna do voltímetro em paralelo.
Usando dessa propriedade, dá para testarmos a tensão de uma tomada residencial, com uma simples lâmpada de 220 V. Se ao colocarmos essa lâmpada na tomada ela acender forte, a tensão é 220 V, se acender fraquinho é porque a voltagem da tomada é 110 V.
Como usar um multímetro digital
Colocar a ponteira vermelha no pino de dentro da fonte e a ponteira preta onde o pino da fonte ficaria no note, ai ligar com algum fio a parte externa da fonte com a parte do notebook onde esta parte externa ficaria.
Fontes para notebook podem divergir em sua voltagem dependendo do modelo do seu equipamento, normalmente as fontes possuem entre 12V e 20V, este valor é específico para cada notebook. A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho.
Pra isso, siga os seguintes passos:
Se a luz de LED do notebook ou da caixa ascenderem, é sinal de que a fonte está funcionando nesse novo local. Para verificar se os cabos do componente estão com defeito, ligue a fonte na tomada (sem a necessidade de conectar ao notebook) e balance levemente os fios.