As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas.
Há muito tempo o bicho fornece muito mais do que carne e leite. ... O leite é fundamental para a produção de 400 tipos de queijos, requeijão, iogurtes, manteiga, margarina. Isso sem contar bolos e doces. O couro é usado para fazer sapatos, roupas e até gelatina, que também pode ser feita de osso.
Porque são animais ruminantes, que fazem a digestão em dois tempos. ... Depois, o capim retorna ao rúmen, é fermentado e passa por outros dois compartimentos: o omaso, onde o excesso de líquido é absorvido, e, por fim, o abomaso, onde ocorre a digestão química do alimento.
“Esse consumo é dependente principalmente da produção de leite da vaca”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento.
O balotamento abdominal é uma manobra obstétrica efetuada por palpação externa do abdômen, em que duas pessoas se posicionam dos lados do animal; o assistente do lado da torção tenta fixar uma proeminência fetal em um plano inferior, e o outro assistente fixa uma proeminência do plano superior, dessa forma será ...
As vacas têm um estômago peculiar (com quatro cavidades), responsável pelo longo processo de alimentação. ... E graças aos fungos, protozoários e bactérias presentes nos estômagos, tudo o que é ingerido é transformado em nutrientes e proteína animal, aumentando o leque de fontes alimentares.
O abomaso é o quarto compartimento dos estômagos dos ruminantes. É análogo ao estômago dos monogástricos. ... A função do abomaso consiste em posterior digestão do substrato degradado parcialmente pelo rúmen, retículo e omaso. O abomaso é um produtor de ácido clorídrico e pepsinogênio e tem o pH fisiológico de 3.
O rúmen funciona como um combinado de reservatório e câmara fermentativa dos alimentos ingeridos. Os alimentos que chegam ao rúmen pela deglutição são digeridos ou degradados por processos fermentativos realizados pelos microrganismos que vivem dentro do órgão: bactérias, protozoários e fungos.
Para aproveitar melhor os nutrientes, esse órgão é dividido em compartimentos. Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. ... São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra.