Por physis entende-se a substância física da qual todas as coisas eram feitas e também uma espécie de princípio interno organizador, isto é, a estrutura das coisas. O primeiro fisiólogo foi Tales de Mileto. Phisys foi para os pré-socráticos a própria realidade enquanto algo primário, fundamental e permanente.
Os primeiros filósofos gregos são frequentemente chamados de “filósofos da physis”, palavra de origem grega que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir, isto é, “filósofos da natureza”, porque se interessavam, sobretudo pela natureza e pelos processos naturais.
Portanto, a palavra grega Physis pode ser traduzida por natureza, mas seu significado é mais amplo. ... Nesse sentido, a palavra significa gênese, origem, manifestação. Saber o que é Physis, assim, levanta a questão da origem de todas as coisas, a sua essência, que constituem a realidade, que se manifesta no Movimento.
Os filósofos gregos pré-socráticos pregavam que Physis é o elemento primordial da Natureza, eterno e em perene transformação. O fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta, é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o olho do espírito, para o pensamento.
Tales de Mileto iniciou uma busca pela origem do Universo (cosmologia), tentando saber qual seria o elemento gerador (arché) de toda a natureza, objeto denominado pelos gregos antigos pela palavra physis. Para Tales, esse elemento gerador de tudo era a água.
Logos designa a razão humana, o pensamento que busca compreender a physis; mas, pelo menos a partir de Heráclito, logos também pode ser interpretado como a razão universal, fixa e imutável que ordena e organiza todas as coisas particulares e transitórias; o logos, neste sentido, é um princípio cosmológico.
Arché significa a fonte, a origem e a raiz de todas as coisas da physis, de onde as coisas vêm e para onde vão. ... Physis significa, no contexto dos primeiros filósofos, o conjunto de todas as coisas naturais que existem . A palavra também significa origem.
Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tentaram estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis). ... Tales de Mileto pensava este princípio ou arché como se da água se tratasse. A água seria a substância última da constituição das coisas.
A physis ( Natureza ) para os pré socráticos eram o meio em que eles conseguiam buscar a Arché, ou seja, o princípio de todas as coisas, através do exercício da razão. Logo a sua importância seria o meio para o conhecimento.
Os sofistas surgem em um contexto de desapego ao estudo da physis como consequência das teorias desmedidas dos pré-socráticos. Em decorrência do desenvolvimento político de Atenas, o objetivo dos sofistas passa a ser o ensinamento de jovens acerca da retórica.
Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica.
De Conjunto: Aqui nós temos que entender que uma consideração não pode ser analisada de maneira vaga, é preciso que faça a união de tudo que a compõe. Podendo chegar a qualquer conclusão, mesmo sendo uma problemática. Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta: Soma da perspicácia, do pragmatismo e da determinação, a visão de conjunto é a capacidade de enxergar o todo contextualmente para tomar decisões em cada momento da jornada.
"A filosofia é radical enquanto explicita os fundamentos do pensar e do agir", é "rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que permite proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica" através de uma "linguagem rigorosa que permite definir claramente os conceitos, evitando as ...
O rigor. ... O rigor é o elemento essencial para que o filósofo ou o questionador não use de falsas informações ou lógica rasa e falaciosa para basear suas críticas e atitudes.
Resposta. Explicação: uma investigação mas a fundo, ou seja, uma investigação mais demorada e com mais pessoas pensando para descobrir o que ouve, quem fez o crime, para solucionar essa investigação.
Husserl "a filosofia é ciência de rigor" por que trata-se justamente do modo humano de indagar sobre o mundo, buscando a radix (origem da palavra radical que vem do de raiz em latim) deste mesmo mundo e de si mesmo enquanto sujeito pensante e criador de cultura.
1 - Reflexão filosófica na sua qualidade radical significa: a) reflexão que busca a origem cronológica do problema; b) reflexão que visa encontrar os valores originais que possibilitam um fato; c) reflexão que visa encontrar uma solução para os problemas.
Resposta. A atitude filosófica almeja conhecer o mundo para então transformá-lo, ela é tomada quando nos empoderamos da razão, do pensamento crítico e maduro, aperfeiçoado em suas argumentações e problemáticas, a fim de encontrar a melhor solução ou resposta para determinada situação ou tema.
Resposta. Esta pergunta abre margem para interpretação, mas, de um modo geral, os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica são: Por que, O que e Para que, perguntas relacionadas à 3 aspectos diferentes da experiência humana: pensamento, discurso e ação.
A atitude filosófica é uma análise, porque busca a lógica, cuidadosamente, sobre aquilo que se analisa. A atitude filosófica é uma reflexão, pois se busca uma análise detalhada, além de prudência, sobre aquilo que se reflete. A atitude filosófica é uma crítica, porque não aceita algo sem passar pelo crivo da razão.
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
Resposta. Resposta: Toda e qualquer atividade filosófica é um ato no qual se pensa, reflete e constrói posições críticas sobre determinados assuntos. ... Ou seja, por isso as atividades filosóficas estão diretamente ligadas aos atos de reflexão, análise e crítica.
Resposta: A filosofia vem com proposito de criticar o misticismo, e se basear na razão para a explicação da physis.