O significado da balança no Direito se refere à necessidade de equilíbrio entre o certo e o errado, o castigo e a culpa. A balança está ligada à justiça em diferentes mitologias.
Os pratos iguais da balança de Thêmis indicam que não há diferenças entre os homens quando se trata de julgar os erros e acertos. Também não há diferenças nos prêmios e castigos: todos recebem o seu quinhão de dor e alegria. Ela foi aceita entre os deuses do Olimpo.
Significado de Balança substantivo feminino Instrumento que serve para comparar massas, formado de um travessão móvel e de pratos, pondo-se num o corpo a pesar, no outro os pesos marcados. Emblema da Justiça. Equilíbrio em geral: balança das forças.
Os 10 principais símbolos da da advocacia e seus significados
Existem diversos símbolos da advocacia, do direito e do advogado. Os mais comuns e usados por diversas instituições, tribunais, faculdades e escritórios são a balança e Têmis, a deusa grega da justiça, mas outros como a coruja, a pena de escrever, o martelo do tribunal e até livros são usados em diferentes contextos.
Coruja. Símbolo da sabedoria e diretamente ligada a deusa grega Atena (ou Minerva para os romanos), que possuía uma dessas aves como animal de estimação.
Cores dos Cursos
A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito.
É uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa Têmis, é representada de olhos vendados e com uma balança na mão.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. ... Em sua versão romana, batizada Justitia, a mesma deusa passa a trazer também a espada e a venda nos olhos.
O conceito de Justiça tem diversos símbolos associados a ele, dentre os quais destacam-se:
A estátua Grega simbolo da justiça, na verdade não é a Deusa Têmis, mas sim sua filha com Zeus, chamada de Diké (ou Dice). Ela é a deusa grega dos julgamentos e da justiça (a deusa correspondente, na mitologia romana, é a Iustitia).
Símbolos da Justiça
Uma Justiça sentada pode também remeter a idéia de uma justiça cansada, vagarosa, lenta. A posição sentada também pode se remeter a imagem de um trono, uma Justiça tronada. A Justiça de Ceschiatti está sentada, porém de uma forma que lembra uma rainha em um trono.
A justiça é cega porque ela é imparcial, ou seja, a justiça não pode ser tendenciosa e observar apenas um lado da história ou dar mais importância apenas um lado em detrimento ao outro.
As espadas são usadas, hoje em dia, como símbolo de poder e coragem. ... O símbolo espada é usado em associação com diferentes objetos e imagens. De maneira geral, o objeto aparece ao lado de simbolismos fortes, que representam o poder e a bravura.
As vendas para os olhos são um instrumento, geralmente de pano, utilizado para tapar os olhos. A sua função principal é manter quem está vendado de saber o que se passa à sua volta, para onde se dirige, etc.
Plumas, penas, tecidos macios, colar de pérolas, escova com cerdas suaves... A lista de objetos que podem servir para estimular quem está com a venda é vasta. Tente!
As vendas para os olhos são um instrumento, geralmente de pano, utilizado para tapar os olhos. A sua função principal é manter quem está vendado de saber o que se passa à sua volta, para onde se dirige, etc.
Serpente. Em algumas representações de Themis, ela pisa na cabeça de uma serpente. Isso representa a dominação, por parte da sabedoria das leis e do conhecimento, dos impulsos e das paixões humanas.
Têmis
Divindade da civilização, matemática e artes Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos. Foi cultuada em variados templos da Grécia Antiga, África, Índia e colônias da Ásia.
Resposta. Quando Palas estava a ponto de dar um golpe em Atena, Zeus caprichosamente pôs a égide em sua frente, de forma que ela olhou para cima se proteger, foi ferida por Atena e morreu.
Partenogênese: Atena pode conceber filhos quando seus pensamentos divinos encontram a engenhosidade mortal dos homens. Seus filhos nascem da mesma maneira que ela nasceu, literalmente, tornando-os filhos de cérebro. Acredita-se que essa habilidade tenha sido influenciada pelo fato de ela ter saído do cérebro de Zeus.
História de Zeus Zeus era filho de Cronos, o mais forte dos titãs, que casou-se com sua irmã Reia. Tiveram muitos filhos: Zeus, Poseidon, Hades (Plutão), Hera, Héstia e Deméter.
Os filhos de Poseidon/Netuno são bonitos e charmosos. Com a pele bronzeada como a de um pescador, possuem olhos azuis ou verdes como o mar, tambem possuem uma estatura mediana, cabelos geralmente lisos e negros por conta da parte mortal.