Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
Quando uma interação negativa acontece entre indivíduos de diferentes espécies temos as relações interespecíficas desarmônicas, que podem ser divididas em competição, predação e parasitismo.
Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. ... Um exemplo de relação desarmônica é o predatismo.
Essas relações podem beneficiar os organismos ou não. Aquelas que beneficiam todos os envolvidos ou apenas um, sem prejudicar o outro, são chamadas de harmônicas ou positivas. Já aquela que prejudica pelo menos um dos envolvidos é denominada de desarmônica ou negativa.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compôe o meio.
Os tipos de camuflagens mais conhecidos
No início da década de 1930, o Exército Brasileiro adotou a cor verde-oliva para o uniforme de combate, nascendo a identidade institucional da Força com essa tonalidade, alinhada à tendência dos exércitos mais modernos daquela época./span>
Na região do nariz, maçã do rosto, queixo e orelhas você deve utilizar a primeira cor mais escura do seu kit de camuflagem. Já na região dos olhos e das bochechas você deve usar a segunda cor mais escura do kit, e por fim na parte restante do rosto você deve usar a terceira cor mais escura./span>
Pegue uma lona do mesmo tamanho do pano de fundo e abra em uma superfície plana. Desenhe uma estampa de zebra por toda a lona usando uma canetinha permanente. Essa estampa se misturará ao pano de fundo para criar a aparência de camuflagem./span>
Aplique várias camadas leves de tinta base em vez de uma única espessa. Use um pincel com ponta de esponja para criar marcas com uma cor mais escura no fundo. Faça-as grandes e desiguais. Deixe secar.
Um oficial do exército chamado Timothy O'Neill, “o avô da camuflagem moderna“, foi um pioneiro com seus pequenos quadrados de cor, capazes de enganar os olhos para que vissem um soldado ou caminhão apenas como parte do plano de fundo./span>